Tratamento de Leishmaniose é tema de capacitação

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 13/06/2022 às 07:00  •  atualizado há 11 horas

A Superintendência Regional Sul de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, promoveu a capacitação com o tema “Tratamento Intralesional teórico-prático da Leishmaniose cutânea”. A atividade foi realizada no último dia 9 de junho, no espaço da unidade de Saúde do Posto Guanabara.

Uma segunda capacitação, no dia 26 de junho, também será realizada em Iúna. A próxima capacitação tratará sobre o procedimento de escarificação (raspagem na lesão). O objetivo é capacitar profissionais da Saúde das redes municipais de saúde para o diagnóstico e tratamento intralesional da doença, em função do aumento de casos confirmados na região, nos últimos cinco anos. Somente em 2021, conforme dados da superintendência, foram tratados 14 pacientes. Já do início deste ano até maio, são 15 pacientes em tratamento.

A capacitação foi ministrada presencialmente, na modalidade teórico-prática, pela referência Estadual em Leishmaniose da Secretaria da Saúde (Sesa). Participaram da formação médicos e enfermeiros dos municípios de Iúna e de cidades do Caparaó que integraram o evento.

Conforme a equipe da Epidemiologia Estadual, o principal intuito da capacitação foi orientar os profissionais inscritos sobre a importância de eles se tornarem multiplicadores para outros profissionais em seus municípios.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Tratamento de Leishmaniose é tema de capacitação