Junho Violeta: Mês de prevenção e conscientização da violência contra a pessoa idosa

A Prefeitura de Iúna apoia esta causa. Denuncie e projeta a pessoa idosa!

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 03/06/2022 às 08:31  •  atualizado há 10 horas

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social inicia neste mês de junho a Campanha de combate a violência contra a pessoa idosa.  O mês de Junho se inicia e traz alerta sobre a violência cometida contra a pessoa idosa. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mês tem por objetivo sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

Pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizada em 2021, mostra que dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas, ou seja, que têm 60 anos ou mais. Somente no primeiro semestre do ano passado, mais de 33 mil casos de violência contra idosos foram registrados pelo Disque 100, e o número de violações foi superior a 141 mil, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Como denunciar

A violência contra o idoso tem muitas faces – os tipo são: violência física, psicológica; institucional, patrimonial e sexual, também a negligência, o abuso financeiro e discriminação. Há diversas maneiras de denunciar violência contra a pessoa idosa. Em todo o país, é possível pelo Disque 100.

A Prefeitura de Iúna apoia esta causa. Denuncie e projeta a pessoa idosa!

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br