Infraestrutura para o desenvolvimento da Agricultura Iunense

Prefeitura de Iúna investe em aquisição de novos equipamentos agrícolas, maquinários pesados, capacitação dos produtores para garantir a continuidade do título de maior produtor de Café Arábica

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 05/05/2022 às 20:07  •  atualizado há 6 horas

A Prefeitura Municipal de Iúna, por meio da Secretaria de Agricultura, está trabalhando e investindo no setor que garante o desenvolvimento econômico de Iúna. São inúmeros investimentos realizados para atender e garantir que continue sendo o maior produtor de Café arábica do Estado. Para 2022, o transporte de calcário é o mais novo trabalho que irá garantir a produtividade das lavouras de café e facilidade para os produtores rurais.

Conforme explicou o secretário de Agricultura, João Marcos Gava, a previsão é que aproximadamente 25.000 sacos de calcário sejam transportados pela secretaria.

E ainda, a previsão da Secretaria é que serão feitos:
1.5000 análises de solos
Mais de 1500 toneladas de beneficiamento de silagem
Mais de 1000 atendimentos aos produtores rurais
Mais de 50 capacitações aos produtores rurais
500 amostras para classificação e degustação de café
Realização do 8º Concurso de Qualidade de Café arábica.
Realização do Torneio leiteiro.

Só em 2022, a Secretaria já adquiriu novos equipamentos e maquinários e produtos (REVSOL) e blocos para pavimentação das estradas rurais, via convênios com o Governo do Estado ou emenda parlamentar, contribuindo na realização de qualidade aos produtores do município.

Já estão no município:
Aproximadamente 5000 metros quadrados de blocos para calçamento rural
2.000 toneladas de REVSOL.
3 Tanques de leite
4 Secadores de café
01 Ensiladeira
01 plantadeira/adubadeira de forragem
02 tratores agrícolas
01 caminhão caçamba

Como ressaltou o secretário, João Marcos, esses equipamentos chegaram no município neste inicio de ano e fazem partes das ações de investimentos para ampliar os trabalhos da secretaria. “A Secretaria de Agricultura cresceu muito desde 2021, com a chegada de novos equipamentos, em 2022 muitos maquinários importantes já estão na Casa, e agora partimos para novas ações sempre para garantir que a produção de grãos o desenvolvimento econômico esteja capacitado para melhor atender à população”, explicou João.
O prefeito Romário Batista Vieira também falou sobre a Agricultura do município. “Quando olhamos para o setor visualizamos as necessidades dos dias atuais, mas pensando no futuro. O transporte do calcário, por exemplo, era uma demanda antiga dos agricultores e colocamos em prática esse ano. Aquisição de diversos equipamentos, maquinários pesados, veículos são aquisições importantíssimas para garantir esse desenvolvimento econômico. A Agricultura move Iúna e o nosso trabalho está sendo movido para garantir que a Agricultura esteja e seja firme, finalizou Romário.

Números da Secretaria de Agricultura e Interior no período de 2021
4 secadores de cafés para associações de produtores rurais, mais 1.700 horas máquina do Promaf, 15.600 metros quadrados de blocos para calçamento rural, 4 maquinários: 1 Escavadeira, 1 Pickup, 1 carreta basculante, Caminhão pipa mais de 700 atendimentos de assistências técnicas para produtores rurais, vigas de concreto para 3 pontes rurais.

David P. Florenço
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Infraestrutura para o desenvolvimento da Agricultura Iunense