Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Conferência de Saúde Mental de Iúna

O evento teve como tema: A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

Publicado em 18/04/2022 às 18:44  •  atualizado há 10 horas

Iúna discutiu durante a 1ª Conferência Municipal de Saúde a política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade na busca por avanços e garantias dos serviços e atenção psicossocial no SUS. O evento foi realizado no início do mês de abril, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Idosos e participaram autoridades do município, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde.

O secretário Municipal de Saúde, Durval Dias Santiago Júnior, falou durante o evento sobre a importância de se cuidar da saúde mental e sobre o espaço que está sendo preparado para atendimento exclusivo do público, com profissionais capacitados e atentos à demanda. “A conferência é um local onde discutimos com a sociedade, com as entidades, com os prestadores de serviço e de um modo geral fazemos um apanhado das necessidades da cidade, do que já tem de serviço em saúde sendo executado e do que mais a gente pode melhorar, criar, de acordo com a necessidade”, destacou o secretário de Saúde Durval Dias.

O evento contou ainda com a participação da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Antônia Oliveira, a ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lara Elke Oliveira, o servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Ricardo Evangelista Leite, que a pedido do Conselho, explanou sobre as ações e os avanços realizados no âmbito da saúde pública do município no ano de 2021. A psicóloga Cristiane Lacerda Trajano Pinel, a assistente social Jussara Maria Moraes de Carvalho, o assistente social Renato Barros de Freitas, o vereador e enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Pequiá, Emmanuel Garcia de Amorim.

A 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental tem como subeixos: Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
As conferências de saúde são os espaços onde se produz políticas públicas de saúde na tentativa de melhorar o atendimento aos usuários do SUS, como também a todos os entes que dele fazem parte. Na programação existiram a discussão dos eixos, aprovação das propostas de melhoria para a saúde mental e a homologação de delegados já eleitos e que podem representar o município nas conferências regionais e estadual.

Depoimento do Secretário Municipal de Saúde, Durval Dias Santiago Junior.

Depoimento do Enfermeiro Emmanuel Garcia de Amorim.

Depoimento da Presidente do Conselho Municipal de Saúde Regina Antonia.

Depoimento do Enfermeiro Ricardo Evangelista Leite.

Conselho Municipal de Saúde realiza 1ª Conferência de Saúde Mental de Iúna

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 3 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 7 horas  •  Prefeitura Municipal

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal