Falta 1 dia para a premiação do “VII Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica”.

A solenidade de premiação acontece nesta quinta-feira (21) à partir das 16:30h no Parque de Exposições de Iúna.

Por David Florenço, fonte Assessoria de Comunicação
Publicado em 20/10/2021 às 17:27  •  atualizado há 42 minutos

O café arábica é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras frias e montanhosas. O ES é o terceiro maior produtor de arábica do Brasil, atrás apenas dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Atualmente, existem 150 mil hectares de café arábica em produção no Espírito Santo, em 48 municípios, com 53 mil famílias na atividade. A cafeicultura de arábica gera em torno de 150 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo o Censo Agro 2017 o município de Iúna se tornou o maior produtor de café Arábica do Estado do Espírito Santo. Em 2018 foi eleito o 2º melhor café, em 2019 foi o 8º melhor, e em 2020 o 3º melhor café na Semana Internacional do Café - SIC em Belo Horizonte.

A caracterização do cultivo de café arábica na Região Sul- Caparaó é Constituída por 23 municípios e representa cerca de 57% da área.

Em 2021, a Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, juntamente da Secretaria de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER e Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Iúna – “IUNA CAFES ESPECIAIS”, realizará no dia 21 de outubro, a solenidade de premiação do “VII Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica”.

Ao todo estão sendo analisadas 62 amostras de produtores da região. O VII Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica têm como objetivos identificar, promover e premiar produtores de cafés arábicas de qualidade, além de incentivar a constante melhoria da qualidade, como meio mais eficaz na conquista de mercados e agregação de valor ao produto.

Nesta edição a novidade é que o Concurso abrangerá três categorias, segundo o preparo do café:I – Via úmida: , II – Via seca, III – Fermentado e Prêmio Propriedade Sustentável, somando ao todo 40.200,00 em prêmios.

A solenidade de premiação acontece à partir das 16:30h no Pavilhão do Parque de Exposições de Iúna.

Todo o processo de classificação, torra e prova foi realizada por equipe compostas de Q-Graders devidamente testados negativamente para o COVID-19 e eleitos conforme PORTARIA N.º 004/2021, e pela primeira vez as provas são realizadas em sua totalidade no município de Iúna.

Em se tratando da comissão julgadora destacamos os seguintes profissionais Q-Grader:

Leandro da Silveira Barbosa - Senar/ES

Luiz Antônio Dias Martins dos Santos - MinaSul

Tassio da Silva de Souza - Incaper

Lucas Fonseca Ferreira - Coopeavi

José Elias Alves Adão - Caparaó Jr.

Tiago de Souza Alves - Caparaó Jr.

Caio Henrique Palermo Rodrigues - Coocafé

Cristhiane Altoé Filete - IFES

Felipe Estevão de Sousa Azevedo - IFES

A Prefeitura Municipal de Iúna, quer desde já, agradece a toda equipe, comissão, as secretarias e orgãos envolvidos pela disponibilidade, técnica e expertise no tratamento e manipulação das amostras, e desejar a todos os participantes uma boa sorte.

#arabica #iuna #concursodecafe #cafearabica #cafedequalidade #iunacapitaldocaparao #iunatemtudo

Noticia Aviso de Licitação Registro de preços para eventual e futura aquisição de materiais elétricos destinados a manutenção e conservação da rede de iluminação pública municipal. há 6 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Boletim informativo. Boletim informativo. Estado moderado de alerta: Riscos de inundações em algumas regiões. há 6 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Dia Nacional da Assistência Social A data tem origem na promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social que prevê os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. há 7 horas  •  Prefeitura Municipal