IXª Conferência Municipal de Assistência Social

IXª Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal de Iúna
Publicado em 25/08/2021 às 15:30  •  atualizado há 10 horas

A Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e COMASI - Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na última terça-feira (25) a IXª Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".A Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e COMASI - Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na última terça-feira (25) a IXª Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".
O evento bienal aconteceu no salão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idosos no bairro Ferreira Vale e teve início as 07:30 da manhã. A conferência tem por objetivo avaliar a situação atual e avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema, de acordo com o inciso VI, do art. 18, da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
Participaram da composição da mesa de honra, o Prefeito Romário, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Sra. Lusmar (Tuca), a Presidente do COMASI Sra. Miliane  Souza e Silva que deu abertura aos trabalhos da conferência, o Secretário de Gestão, Planejamento e Finanças Sr. Waldrem Marcelo, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Sra. Edna Viana, Carla Dias Representante dos Usuários e a palestrante e Assistente Social de São José dos Calçados Sra. Leonara Astolpho.
Houve fala das autoridades e em seguida apresentações culturais com o grupo de violões: Projeto Tocando e Encantando da ASSIUDES, e a tarde recital de poesia e musical com os usuários da APAE.
Em sua palestra, a Assistente Social Leonara enfatizou a importância de se refletir e discutir a politica de assistência social no atual momento de retrocessos, reordenamento de programas, contexto de pandemia é tomar para si o desafio de acreditar na assistência social como DIREITO, na constante luta da garantia de acesso a proteção social.
Os participantes se dividiram em cinco grupos para o estudo dos seguintes temas:• Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;• Eixo 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;• Eixo 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;• Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;• Eixo 5 - Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.
Os debates coletivos aconteceram com representantes do governo e da sociedade civil (entidades e organizações de assistência social; de representações de trabalhadores do setor e de usuários e/ou organizações de usuários) sendo estes: Servidores das secretaria de Assistência Social, e demais representantes do Poder Público, da Sociedade Civil: APAE, ASSIUDES, CASA, CAMAG, Residência Inclusiva (tanto servidores, quanto diretores e presidentes), Usuários da Rede SUAS e Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
No fim dos debates os representantes dos eixos apresentaram e deliberaram as propostas em público que foram aprovada por todos os presentes e em seguida aconteceu a eleição dos delegados de forma paritária: 03 do Poder Público e 03 da Sociedade Civil sendo, 01 representante das Organizações da Sociedade Civil, 01 representante dos Usuários e 01 representante dos Trabalhadores do SUAS. Logo em seguida aconteceu o preenchimento das fichas com os novos membros para representar o município na Conferência Estadual.

#estudo #assistenciasocial #vida #amor #saude #organizaçao #prefeituradeiuna #iuna #prefeitoromario

IXª Conferência Municipal de Assistência Social

Noticia Dia do Médico Os médicos são os responsáveis por cuidar da saúde das pessoas. Por este motivo, esta data é destinada a homenagear o trabalho destes profissionais. há 1 dia  •  Prefeitura Municipal

Noticia Assistência Social: Dispensa de Chamamento Público Dispensa de Chamamento Público entre as organizações da Sociedade Civil que prestam serviços tipificados da Assistência Social com a Prefeitura Municipal de Iúna. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal