Prefeitura Municipal

IXª Conferência Municipal de Assistência Social

IXª Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.

640

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura Municipal de Iúna
Publicado em 25/08/2021 às 15:30  •  atualizado há 4 dias

A Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e COMASI - Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na última terça-feira (25) a IXª Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".A Prefeitura Municipal de Iúna, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e COMASI - Conselho Municipal de Assistência Social realizaram na última terça-feira (25) a IXª Conferência Municipal de Assistência Social com tema: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".
O evento bienal aconteceu no salão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idosos no bairro Ferreira Vale e teve início as 07:30 da manhã. A conferência tem por objetivo avaliar a situação atual e avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema, de acordo com o inciso VI, do art. 18, da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.
Participaram da composição da mesa de honra, o Prefeito Romário, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Sra. Lusmar (Tuca), a Presidente do COMASI Sra. Miliane  Souza e Silva que deu abertura aos trabalhos da conferência, o Secretário de Gestão, Planejamento e Finanças Sr. Waldrem Marcelo, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes Sra. Edna Viana, Carla Dias Representante dos Usuários e a palestrante e Assistente Social de São José dos Calçados Sra. Leonara Astolpho.  
Houve fala das autoridades e em seguida apresentações culturais com o grupo de violões: Projeto Tocando e Encantando da ASSIUDES, e a tarde recital de poesia e musical com os usuários da APAE. 
Em sua palestra, a Assistente Social Leonara enfatizou a importância de se refletir e discutir a politica de assistência social no atual momento de retrocessos, reordenamento de programas, contexto de pandemia é tomar para si o desafio de acreditar na assistência social como DIREITO, na constante luta da garantia de acesso a proteção social.
Os participantes se dividiram em cinco grupos para o estudo dos seguintes temas:• Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;• Eixo 2 - Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;• Eixo 3 - Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;• Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;• Eixo 5 - Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.
Os debates coletivos aconteceram com representantes do governo e da sociedade civil (entidades e organizações de assistência social; de representações de trabalhadores do setor e de usuários e/ou organizações de usuários) sendo estes: Servidores das secretaria de Assistência Social, e demais representantes do Poder Público, da Sociedade Civil: APAE, ASSIUDES, CASA, CAMAG, Residência Inclusiva (tanto servidores, quanto diretores e presidentes), Usuários da Rede SUAS e Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). 
No fim dos debates os representantes dos eixos apresentaram e deliberaram as propostas em público que foram aprovada por todos os presentes e em seguida aconteceu a eleição dos delegados de forma paritária: 03 do Poder Público e 03 da Sociedade Civil sendo, 01 representante das Organizações da Sociedade Civil, 01 representante dos Usuários e 01 representante dos Trabalhadores do SUAS. Logo em seguida aconteceu o preenchimento das fichas com os novos membros para representar o município na Conferência Estadual.


#estudo #assistenciasocial #vida #amor #saude #organizaçao #prefeituradeiuna #iuna #prefeitoromario

Fotos

IXª Conferência Municipal de Assistência Social

https://iuna.es.gov.br/noticia/2021/08/ix-conferencia-municipal-de-assistencia-social.html

Publicações relacionadas

Noticia Tiradentes: personalidade importante na luta pela independência do Brasil Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. há 2 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Inscrições para o Concurso Público nº 01/2023 vão até esta terça-feira (16) As inscrições devem ser feiras através do site www.institutoconsulplan.org.br. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 7 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 14 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 22 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 22 dias  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 25 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade