Educação Especial em foco

star854

Por Maralins Rezende, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 04/12/2019 às 15:19  •  atualizado há 1 dia

Aconteceu nesta terça-feira (03) o encerramento da Formação Continuada para Cuidadores - FCC. Os cuidadores são os profissionais que fazem a mediação entre o professor e o aluno com deficiência e também atende as necessidades de locomoção, alimentação e higiene dos alunos. Para que esse serviço seja feito de forma qualitativa, a Secretaria de Educação promove a formação desses profissionais que, após se submeterem ao processo seletivo e passarem, frequentam a formação de forma sistemática para qualificação na prestação do serviço.

Durante todo o ano letivo, os cuidadores fazem essa formação no prédio da Secretaria de Educação no contra turno, onde são ministrados sobre Transtornos do Neurodesenvolvimento (TDAH, Autismo, Dislexia, TOD) deficiência intelectual entre outros assuntos que fazem parte do contexto escolar dos alunos com especificidades. A secretaria de educação oferece aos cuidadores no final da formação, o certificado com carga horária de até 160 horas, válido como comprovação de qualificação para concursos e processos seletivos.

Antes do encerramento da formação, as responsáveis pelo Projeto FCC, Maralins L. Rezende e Silvana da Costa Rodrigues, reuniram os pais e responsáveis dos alunos público-alvo da educação especial para ouvi-los a respeito do trabalho desenvolvido pelos cuidadores, todos os pais e responsáveis se manifestaram positivamente, relatando avanços importantes nos filhos que sem a presença do cuidador seria praticamente impossível.

A educação especial na perspectiva da Inclusão no município de Iúna/ES tem seguido os parâmetros legais da Inclusão, a fim de promover garantia de vida digna, integridade física e moral e o livre desenvolvimento da personalidade de todas os alunos com deficiência da rede municipal.

O Projeto FCC já contemplou mais de 150 cuidadores qualificando este profissional no manejo com o aluno público alvo da educação especial. Nosso município é pioneiro no que se refere a Inclusão Escolar, não há nos arredores um projeto que ofereça esse tipo de formação para os profissionais da educação especial e sai na frente quando o assunto é respeito pela diversidade e a preservação da equidade no contexto escolar.

Educação Especial em foco

Noticia A Secretaria de Educação informa que estão suspensas as aulas na rede municipal a partir de amanhã (18) . há 17 dias  •  Secretaria de Educação

Noticia Comunicado da Secretaria de Educação sobre o Coronavírus Medidas necessárias para combater o Coronavírus. há 18 dias  •  Secretaria de Educação

Noticia Nota de esclarecimento da Secretaria de Educação  há 22 dias  •  Secretaria de Educação