Secretaria de Saúde

Evento ocorreu nesse sábado (19) na praça do ginásio de esportes.

star1.272

Por Vanessa Leocádio Adami, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 21/10/2019 as 16:32  •  atualizado há 28 minutos

Aconteceu nesse sábado, dia 19 de outubro, na Praça do Ginásio Poliesportivo de Iúna, o dia “D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e da Campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Iúna em parceria com as demais Secretarias, banco Sicoob, Escola Cetesc, Rotary Club, Clínica Gastren, Rádio Big FM. As ações envolveram as Unidades Básicas de Saúde de Nossa Senhora das Graças, Trindade e no Centro.

Foram ofertados solicitação e agendamentos de mamografias, orientações odontológicas e entrega de kits de higiene de saúde bucal, atualização do cartão de vacinas, atualização do cartão do SUS, orientações sobre o combate do mosquito da Dengue, lançamento da Campanha Mão Solidária realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Além disso, houve ações educativas realizadas pelos funcionários da equipe.

Como forma de incentivo, o Prefeito Weliton Virgílio esteve no evento e destacou que a prevenção é muito importante para que as mulheres mantenham os exames e a saúde em dia. “Está ação vem para facilitar a acessibilidade do público que, às vezes, não vem para esse tipo de serviço e aproveita a oportunidade, já que o atendimento é especial e rápido”, comentou Weliton.

A Campanha do Outubro Rosa teve como incentivo conscientizar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher. Diversas ações foram realizadas durante a campanha e a maioria delas têm como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Durante todo o ano ocorre a oferta de exames de mamografias e a coleta de preventivos que são intensificados no mês de Outubro.

A Campanha do Outubro Rosa foi lançada oficialmente no sábado, com o show do cantor Celinho do Acordeom e Banda, apresentação do Grupo do Centro de Convivência da Terceira Idade e do grupo de dança “Mete Dança”. Durante o evento foram anunciadas as ações que estão sendo realizadas no município, em conscientização contra o câncer de mama e colo do útero.

Esse é um momento ímpar do Outubro Rosa, o momento da prevenção. Somente em 2018, o trabalho que o Outubro Rosa fez aumentou em 80% a média mensal de atendimentos na rede. Esse é um trabalho muito importante, o da prevenção. Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente.

A ideia de fazer a unificação das duas campanhas foi de viabilizar o atendimento e atrair aquelas pessoas que não tem disponibilidade para ir as Unidades de Saúde durante a semana.

As expectativas para esse ano foram alcançadas, pois eram de ampliação nos atendimentos, como ocorreu no ano passado. Ao todo, foram realizados 820 atendimentos, dentre eles, pressão arterial, glicemia capilar, agendamento de mamografias, vacinação e atualização de cartão, entrega de kits de saúde bucal.

As mamografias serão realizadas no decorrer do mês pelo prestador do município e pelo banco do Sicoob de acordo com a faixa etária.

Segundo a Secretária de Saúde, Vanessa Leocadio Adami, a importância da campanha é extrema. “É preciso conscientizar, pois essa doença pode e deve ser prevenida, além de que se detectada no começo a chance de cura é grande”, comentou.

Mais de 700 pessoas compareceram ao evento de conscientização na praça do Ginásio.

Desde o início do mês de outubro, todas as Unidades de Saúde já estão ornamentadas à caráter para chamar mais a atenção e incentivar a conscientização, além de oferecerem agendas extras para a realização do preventivo, solicitação de mamografias, ações estas que continuam até o final do mês.

O Outubro Rosa é um movimento que é lembrado em todo o mundo pela cor do laço rosa. Tem a finalidade de conscientização e principalmente a prevenção do câncer de mama e colo do útero, tipos de câncer que mais atingem as mulheres.

Faça o autoexame, ou procure a Unidade de Saúde de seu bairro.

Noticia Iúna terá SAMU em 2020 Prefeito Weliton Virgílio e Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami participam de reuniões que discutem a melhor forma de implantar o SAMU Regional. há 17 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Comunidade de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue  há 21 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 2 meses  •  Secretaria de Saúde