Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Programa PRÓ LEITE em ação

star443

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Agricultura e Agronegócio
Publicado em 03/05/2019 as 16:50  •  atualizado há 2 dias

A Secretaria de Agricultura e Agronegócios, em parceria com o Incaper e a Associação dos Produtores de Leite de Iúna, distribuiu para produtores locais cerca de 2,5 toneladas de mudas da forrageira BRS Capiaçu para multiplicação.

A pecuária leiteira é a segunda atividade econômica do município de Iúna com uma produção de mais de três milhões de litros anuais, sem levar em conta as vendas de animais e subprodutos da atividade. Porém um dos problemas na atividade leiteira é a alimentação dos animais no período de seca.

A produção da forrageira Capiaçu pode chegar a trezentas toneladas de forragem por ano e pode ser fornecida diretamente no cocho, bem como fazer uma silagem com excelente valor nutritivo. Os produtores que receberam as mudas serão multiplicadores dessa nobre forrageira para o seu próprio plantio e, em momento oportuno, também disponibilizarão mudas para novos produtores que interessarem.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura e do Incaper estão muito satisfeitos com a parceria entre as entidades e os produtores. “Com essas parcerias quem sai ganhando é o pecuarista de Iúna”, disse José Fonseca, Coordenador do programa.

O coordenador da Fazenda Experimental de Bananal do Norte, Abner Luiz Castelão, disse que em breve a fazenda disponibilizará mudas de outras forrageiras adaptadas à nossa região e desejou sucesso aos produtores.

“Optamos em oferecer a variedade de forrageira BRS Capiaçu para os produtores alimentarem seus rebanhos na época de seca porque, além do seu valor nutricional, o Capiaçu é uma forrageira altamente produtiva onde o produtor com pequena área de plantio terá condições de alimentar um número maior de animais”, concluiu Robson Tristão, Secretário Municipal de Agricultura.

Fotos

Programa PRÓ LEITE em ação

 

 

https://w3go.me/cbj5T

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear