Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Emocionante reinauguração do Cemitério dos Escravos

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 17/05/2019 às 10:36  •  atualizado há 15 horas

Aproveitando a data do dia 13 de maio, que é celebrada a libertação dos escravos no Brasil, foi inaugurada a reforma do Cemitério dos Escravos. O evento contou com a presença do Prefeito Weliton Virgílio Pereira, do Vice-prefeito Ledil Tiengo e demais autoridades.

A obra de restauração foi alavancada pela municipalidade, em parceria com a comunidade local e a Escola Delfino Batista Vieira. O cemitério, datado de 1865, tem sepultado a maioria dos sessenta escravos que vieram para o município, trazidos pelo capitão João Ignácio de Almeida e outras pessoas da comunidade por décadas. Houve a presença marcante da família de Laide Fontoura, que cuidou por décadas do cemitério. Ela é mãe da proprietária Mirene Fontoura e sogra de José Gonçalves de Amorim (Zé Teba).

Foi celebrada uma missa pelo Padre Ivo Amorim, que é irmão do proprietário. A restauração do cemitério foi feita com lascas de braúna cedidas em doação por vários proprietários de Iúna, resgatando a tradição dos primórdios da construção. Foram construídos 144m² de área fechada e gramada para a reinauguração. Também foi reconstituído o cruzeiro com novas peças de braúna. A Escola Delfino, através da professora Adelaide Fontoura e um grupo de aproximadamente dez alunos, trabalhou o resgate da culinária utilizada pelos escravos como broa de melado, bolos, biscoito de polvilho, etc. Dentre os aspectos culturais, o grupo de capoeira “Método Artes”, com o mestre Carlos, fez uma belíssima apresentação após a missa, demonstrando uma das culturas dos escravos trazidas para a região.

Os presentes se emocionaram porque este fato ligou a atualidade com os aspectos da época. O cemitério representa um dos maiores ícones da cultura iunense e por tradição continuará celebrando todo dia 13 de maio a abolição da escravatura. Uma capela também será providenciada, inclusive como uma promessa de doação pelo vice-prefeito. O local está pronto para visitação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo convida a população para conhecer a história do nosso município e resgatar a memória dos nossos antepassados.

Emocionante reinauguração do Cemitério dos Escravos

Noticia Placas Turísticas para agregar mais valor aos pontos Turísticos de Iúna Serão disponibilizadas cerca de 100 placas para orientação turística no município. há 1 dia  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Prefeitura cadastra artistas e centros culturais para acesso à Lei “Aldir Blanc” O cadastro deverá ser realizado até o dia 3 de julho. há 10 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Melhoria histórica no campo de Santíssima Trindade Prefeitura e a Comunidade em parceria realizam uma demanda antiga. há 2 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo