Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

star689

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 17/05/2019 as 10:36  •  atualizado há 2 horas

Aproveitando a data do dia 13 de maio, que é celebrada a libertação dos escravos no Brasil, foi inaugurada a reforma do Cemitério dos Escravos. O evento contou com a presença do Prefeito Weliton Virgílio Pereira, do Vice-prefeito Ledil Tiengo e demais autoridades.

A obra de restauração foi alavancada pela municipalidade, em parceria com a comunidade local e a Escola Delfino Batista Vieira. O cemitério, datado de 1865, tem sepultado a maioria dos sessenta escravos que vieram para o município, trazidos pelo capitão João Ignácio de Almeida e outras pessoas da comunidade por décadas. Houve a presença marcante da família de Laide Fontoura, que cuidou por décadas do cemitério. Ela é mãe da proprietária Mirene Fontoura e sogra de José Gonçalves de Amorim (Zé Teba).

Foi celebrada uma missa pelo Padre Ivo Amorim, que é irmão do proprietário. A restauração do cemitério foi feita com lascas de braúna cedidas em doação por vários proprietários de Iúna, resgatando a tradição dos primórdios da construção. Foram construídos 144m² de área fechada e gramada para a reinauguração. Também foi reconstituído o cruzeiro com novas peças de braúna. A Escola Delfino, através da professora Adelaide Fontoura e um grupo de aproximadamente dez alunos, trabalhou o resgate da culinária utilizada pelos escravos como broa de melado, bolos, biscoito de polvilho, etc. Dentre os aspectos culturais, o grupo de capoeira “Método Artes”, com o mestre Carlos, fez uma belíssima apresentação após a missa, demonstrando uma das culturas dos escravos trazidas para a região.

Os presentes se emocionaram porque este fato ligou a atualidade com os aspectos da época. O cemitério representa um dos maiores ícones da cultura iunense e por tradição continuará celebrando todo dia 13 de maio a abolição da escravatura. Uma capela também será providenciada, inclusive como uma promessa de doação pelo vice-prefeito. O local está pronto para visitação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo convida a população para conhecer a história do nosso município e resgatar a memória dos nossos antepassados.

Emocionante reinauguração do Cemitério dos Escravos

Noticia Secretária Iolanda Vial incentiva alunos em fase de alfabetização  há 8 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Ministério Graça e Paz leva o título de campeã da 2ª Christcup 2019 Campeonato de Futsal  há 10 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Semana dedicada ao curso “Bem receber o turista” na Casa da Cultura O curso acontece entre os dias 25 e 29 de novembro. há 10 dias  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo