Secretaria de Saúde

Palestra e debates de propostas marcaram a 3ª Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde

star775

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 11/04/2019 as 15:14  •  atualizado há 3 horas

Foi realizada ontem (10) a 3ª Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Terceira Idade (Salão Multiuso) e contou com a presença de 112 inscritos, dentre eles Profissionais da Saúde, Membros do Conselho Municipal e Estadual de Saúde, Palestrantes, Usuários do SUS, Autoridades Locais e convidados. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Conferência teve como objetivo debater propostas de melhorias para o SUS, levando em consideração a realidade local e as necessidades de Iúna e do Estado.

A plenária de abertura teve a presença do Prefeito Weliton Virgílio, a Primeira Dama Sra. Nana, a Secretária de Saúde e representante do Conselho Estadual de Saúde Vanessa Leocádio, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Adriano Souza, a Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde Lilia Melo, a Chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária da SESA Tânia Mara Ribeiro, o Vereador Emmanuel Garcia e a representante do Conselho Estadual de Saúde Elci Medeiros. Também prestigiaram o evento a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Maura Rosa, o Secretário de Educação André Ferreira, o Vereador Everaldo Pereira Sales e o representante do Conselho Estadual de Saúde Mansour Cadais.

A palestra teve como eixo temático “Democracia, Saúde e Financiamento do SUS” e foi conduzida pela Drª Tania Mara Ribeiro. A palestrante realizou o resgate histórico das conquistas na área da saúde, bem como ressaltou os marcos legais da organização do SUS e participação popular na construção das políticas públicas de saúde.

Os participantes foram divididos em grupos para discutir e elaborar propostas de melhorias para o SUS. As propostas, resultado do trabalho desenvolvido durante a Conferência Municipal, serão apresentadas na 9º Conferência Estadual de Saúde, que irá debater propostas em nível Estadual e Nacional, com a contribuição de todos os Municípios Capixabas. Após formatadas as propostas do Estado do Espírito Santo, estas serão apresentadas na 16ª Conferência Nacional.

Na plenária final, além da aprovação das propostas, também foram eleitos os Delegados titulares e suplentes que representarão o Município de Iúna na 9º Conferência Estadual de Saúde. Representando os Usuários do SUS os nomes escolhidos foram: Emmanuel Garcia, Lilia Melo, Renaldo Martins e Elciléia Justo, representando os Profissionais de Saúde Ricardo Leite e Dilma Freitas e representando a Gestão Adriano Souza, Sérgio Raposo e Francelina Serrano.

De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Leocádio, a Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação da saúde no município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

A Conferência Nacional de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo, o amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Noticia Prefeitura usa carro fumacê para ajudar no combate aos mosquitos A iniciativa busca atender aos pedidos de moradores, que relataram incômodo causado pelos insetos. há 3 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna realiza ações contra o mosquito transmissor da Dengue A Secretaria Municipal de Saúde continua realizando diversas ações contra o mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. há 13 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 14 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Carreta Roda-Hans: Iúna recebe projeto de Combate à Hanseníase  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde