Educação inclusiva organiza equipe de cuidadores para 2019

star259

Por Maralins Lopes Rezende, fonte Secretaria de Educação
Publicado em 11/02/2019 as 15:08  •  atualizado há 2 horas

Foi realizada nesta quinta-feira (07), no prédio da Secretaria Municipal de Educação, a primeira reunião com os cuidadores que atuarão na rede municipal. Na oportunidade os cuidadores tiveram acesso ao quadro geral de alunos com deficiência do município e como a Secretaria trata a educação especial.

A Secretaria de Educação faz questão de garantir direito ao acesso de qualidade e de permanência do aluno com deficiência na rede regular de ensino, de forma que se sintam incluídos de fato e não apenas inseridos.

O grande desafio dos cuidadores além de lidar diretamente com as especificidades dos seus alunos, é quebrar paradigmas arraigados na sociedade que ainda enxerga a criança com deficiência como um problema e não como parte dela. Qualquer criança é capaz de aprender, cada uma delas no seu tempo e na sua limitação.

O cuidador da rede municipal participa de uma formação continuada ofertada gratuitamente pela SME ao longo do ano letivo onde aprendem sobre as deficiências e síndromes que aparecem no município, princípios básicos do CID de cada aluno e de como lidar com a especificidade de cada um.

As palestras do FCC são ministradas pela Coordenadora de escolas e creches e graduanda em Psicologia Maralins Lopes Rezende e por profissionais de várias áreas da saúde mental, educadores entre outros profissionais, o planejamento de ação do cuidador, desempenho no campo entre outros fica a encargo da Pedagoga e Diretora da educação especial Silvana da Costa, que juntas coordenam todo o projeto.

O FCC foi inaugurado o ano passado e obteve ótimos resultados com os alunos atendidos, sendo citado como referência de atenção à Educação Inclusiva em vários municípios. A SME oferece Certificados após a conclusão da Formação, para que os cuidadores melhorem seus currículos e por conseguinte sua colocação em processos seletivos.

O quadro de cuidadores inicia o ano com 51 profissionais em campo e, ao longo do ano esse número cresce, pois, para que o aluno tenha direito a um cuidador é necessário que esse tenha um laudo que ateste sua condição, muitos alunos que precisam do cuidador ainda não dispõem do mesmo, justamente pela ausência dessa informação através de um laudo clínico, portanto a SME fica impossibilitada de disponibilizar o profissional sem que haja a documentação formal que o justifique.

Todos os alunos com deficiência estão sendo atendidos com profissionalismo, ética e comprometimento por toda equipe da Educação Inclusiva, que vem tentando garantir o acesso e permanência de qualidade nas instituições da rede municipal.

Educação inclusiva organiza equipe de cuidadores para 2019

Noticia Educação inclusiva organiza equipe de cuidadores para 2019  há 7 dias  •  Secretaria de Educação

Noticia Início das aulas do EMEF Deolinda Amorim de Oliveira será no dia 11 de fevereiro  há 14 dias  •  Secretaria de Educação

Noticia Secretaria de Educação inicia período letivo com palestras motivacionais  há 17 dias  •  Secretaria de Educação