Projeto Formação Continuada para cuidadores da Secretaria de Educação

A inclusão levada a sério com respeito, qualidade e profissionalismo.

star291

Por Assessoria de Comunicação, fonte Maralins Lopes Rezende - Secretaria de Educação
Publicado em 04/12/2018 as 14:03  •  atualizado há 2 horas

A secretaria municipal de educação ofertou aos cuidadores de alunos com deficiência, uma formação continuada ao longo do corrente ano.

Com as alterações do cargo para Cuidador, houve a necessidade de qualificar a mão de obra dos profissionais que estariam lidando diretamente com o aluno dentro do ambiente escolar.

O projeto FCC (Formação Continuada para Cuidadores) dirigido pela Pedagoga e gerente da Educação Especial Silvana da Penha Costa Rodrigues e da Coordenadora de Escolas e Creches e Graduanda em Psicologia Maralins Lopes Rezende, os encontros eram semanais e continuo, todos os cuidadores participaram ativamente do curso. Durante o ano eles foram ministrados por vários profissionais e também por graduandos em Psicologia.

Os temas foram escolhidos de acordo com a demanda das deficiências do município, portanto, além de aprenderem sobre princípios básicos da saúde mental até a inclusão, as palestras abordaram temas muito significativos tais como: autismo, deficiência física e intelectual, salas de AEE, Dislexia, Disgrafia, Transtorno de Humor na infância, esquizofrenia, Depressão Infantil, Transtorno Opositor Desafiador, Impulsividade e Agressividade, Traumas Infantis, Síndrome de Down, TDAH, entre vários outros temas, o curso acontecia 1 (uma) vez por semana, no auditório da Secretaria de Educação, foram 160 horas de curso sistematizado.

O município conta hoje com 64 cuidadores, trabalhando dentro das escolas do município, já devidamente treinados através do FCC desempenhando um excelente trabalho junto aos nossos alunos, são facilitadores do aprendizado e também garantem mobilidade, higiene pessoal para aqueles que necessitam deste serviço e interação social.

No dia 22 de novembro, o Projeto FCC se reuniu com os pais dos alunos com deficiência no auditório da Escola Nagem Abikahir para uma palestra expositiva e também para apresentar o relatório das atividades desenvolvidas com os alunos da rede, os pais compareceram em massa e demonstraram muita alegria pelo trabalho realizado até então.

A certificação de finalização de curso acontece nessa sexta-feira 07 de dezembro onde encerraremos o 2º Módulo do Projeto com sucesso!

Projeto Formação Continuada para cuidadores da Secretaria de Educação