Vacinem seus bichinhos contra a raiva

A vacinação será feita no Posto da Beira Rio até o dia 10 de outubro.

star2

Por Assessoria de Comunicação, fonte Vanessa Leocádio Adami
Publicado em 06/09/2018 as 13:34  •  atualizado há 2 meses

Atenção moradores de Iúna sede, vamos levar seus bichinhos para vacinar contra a raiva!! As vacinações para cães e gatos serão realizadas todas as quintas das 07:30 às 11:00 horas, no Centro Municipal de Saúde (Posto da Beira Rio), até o dia 10 de outubro. Nas demais localidades do município o cronograma está disponível aqui.  A vacina antirrábica é gratuita e de suma importância para a proteção de seu amigo pet.

A campanha de vacinação teve início no dia 13 de agosto e a expectativa é vacinar 80% dos animais do Estado. No sábado passado (01) aconteceu em nosso município o dia D. Em 7 pontos de vacinação, a Secretaria de Saúde conseguiu imunizar no dia 906 animais, sendo 789 cães e 117 gatos. Até hoje foi alcançado um total de 3.156 animais, em torno do 50% da meta de vacinação.

Essa é uma ação voltada para vigilância, prevenção e controle da raiva em caninos e felinos, levando em consideração a proximidade dos animais com o homem. Vacinar seu pet é uma questão de segurança devido à facilidade da contaminação. Sua forma de transmissão é através da saliva dos animais contaminados, podendo ser por mordidas ou arranhões.

A vacina é a única forma de prevenção e a raiva, ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, gera muitas preocupações para amantes de bichinhos de estimação, pois é fatal em quase 100% dos casos.

A Secretária municipal de Saúde, Vanessa Leocádio Adami, pontua que é de extrema importância que donos de cães e gatos compareçam a um dos postos de atendimento que estamos disponibilizando. “A vacina é gratuita e a única forma de evitar a infecção pelo vírus da raiva. Nossas equipes estão de prontidão e vamos trabalhar para atingir a meta”, explica.

A campanha também contará com o apoio de equipes de Vigilância Ambiental em Saúde, que irão até as áreas próximas da população. No decorrer dos dias úteis, as equipes se deslocarão para atender os tutores que não conseguirem levar os animais para os pontos fixos.

Vacinem seus bichinhos contra a raiva

Noticia Confira a programação em Iúna para o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 4 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria Municipal de Saúde realiza Oficina de Planejamento para 2019  há 4 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Ótimos resultados na Campanha Outubro Rosa A Campanha mobilizou todas as Unidades de Saúde do município. há 5 dias  •  Secretaria de Saúde