Campanha setembro amarelo mobiliza servidores do município de Iúna

star2

Por Vanessa Leocadio Adami
Publicado em 24/09/2018 as 10:48  •  atualizado há 2 meses

O município de Iúna, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 18 e 19 de setembro, no SCFV dos idosos situado no Ferreira Vale, uma palestra para todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, com o tema: A Saúde na perspectiva holística: como viver com saúde entre pessoas doentes.

O Evento foi organizado pela Diretora da Atenção Básica Delaine Garcia Silveira e da Assistente Social Jussara Maria Moraes de Carvalho através da Saúde Mental do município e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que contou com a presença da palestrante Ivanete Silveira.

Na ocasião a secretária de Saúde, Vanessa Leocadio Adami, falou com os presentes: “É uma alegria ver tantas pessoas empenhadas com esse tema, agradeço a participação de cada um, pois é muito importante que devemos manter nossa saúde saudável para tratar a saúde do próximo”.

Este primeiro momento foi trabalhado com todos os funcionários da Secretaria de Saúde e durante todo o mês de setembro diversas atividades estão programadas e já sendo executadas para todos nas unidades de saúde. A intenção é buscar levar aos usuários da saúde pública municipal importantes informações para que possam identificar os fatores de risco que podem levar ao suicídio.

A prevenção do suicídio no atendimento público de Iúna é tema o ano inteiro. A Secretaria de Saúde de Iúna tem uma excelente equipe que trabalha com saúde mental e o objetivo é oferecer um atendimento de qualidade, com acolhimento e apoio aos que necessitam. Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015 e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o Câncer. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas, violência. É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Campanha setembro amarelo mobiliza servidores do município de Iúna