Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Destaque Espírito-santense: Iúna se torna a cidade nº1 em produção de café arábica

O café arábica, segundo o IBGE teve a sua maior produção em Iúna com um total de 11.186,169 toneladas no Estado do Espírito Santo.

star84

Por Assessoria de comunicação, fonte IBGE
Publicado em 14/08/2018 as 15:55  •  atualizado há 20 horas

De acordo com os resultados preliminares do senso agro, os índices apontam que Iúna foi o maior produtor de café arábica do Estado no ano de 2017, com um total de 11.186,169 toneladas (IBGE). O resultado abrangeu um total de 2.141 estabelecimentos.

Mesmo não sendo a cidade com maior número de propriedades rurais e com as condições climáticas ruins nos últimos quatro anos, Iúna conseguiu obter o melhor resultado entre os municípios. O Espírito Santo foi o segundo maior produtor do país, com um total de 113.454,440 mil toneladas. 10% de toda essa produção foi originada da nossa região.

A Prefeitura Municipal de Iúna vem desenvolvendo um árduo trabalho em conjunto com os agricultores da região. Através da Secretaria de Agricultura e Agronegócio, os cafeicultores podem contar com uma assistência técnica qualificada, cursos, acompanhamentos no plantio, supervisão de lavouras, além de maquinários e galpões para facilitar o plantio e a colheita.

Outro serviço prestado aos produtores foi a criação da Associação dos Produtores de Café de Qualidade. Dessa forma, as demandas se tornam mais organizadas e a secretaria consegue cumprir o cronograma, através de um elo de comunicação entre a comunidade e o poder público.

Com essa união de forças, além dos investimentos dos agricultores nas práticas de manejo como: poda, análise de solo, controles de pragas, adensamento e uso de variedades melhoradas, a expectativa para a safra que ainda está em colheita é de que a produção de café seja recorde em 2018.

Anezio Alves de Oliveira é agricultor familiar da comunidade de São Cristóvão