Secretaria de Saúde

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

Nessa primeira semana da Campanha de Vacinação, pouco mais de 20% do público-alvo se vacinaram contra o sarampo e a poliomielite em Iúna.

star34

Por Assessoria de Comunicação, fonte Vanessa Leocádio Adami
Publicado em 15/08/2018 as 10:54  •  atualizado há 1 dia

Neste sábado (11), postos de vacinação foram abertos nas comunidades de Santa Clara, Príncipe e Rio Claro. O objetivo é aumentar o percentual de crianças imunizadas contra a poliomielite e o sarampo. Nessa primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação, pouco mais de 20% do público-alvo se vacinaram contra o sarampo e a poliomielite em Iúna. 

A meta é vacinar 1.616 crianças até o dia 31 deste mês. No próximo sábado (18), no Dia D de Mobilização Nacional, além do Posto de Saúde do bairro Guanabara, 7 unidades de saúde irão funcionar: os postos de saúde dos bairros Nossa Senhora da Penha (Pito), Quilombo, Vila Nova, nos Distritos de Perdição, Pequiá, Trindade e Laranja da Terra, abrirão de 08h às 16h. Durante a semana, o atendimento continua normalmente no posto de saúde do Guanabara. Lembrando que durante a semana, a campanha funciona de acordo com o horário da sala de vacinação, de 7:30h às 10:30 e de 13:00h as 15:00h. 

O Ministério da Saúde alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil. Mesmo quem já recebeu as doses deve se vacinar. A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite (paralisia infantil) começou na última segunda-feira (6) e segue até o dia 31 de agosto. O público-alvo são as crianças de um ano e menores de cinco. 

Nesta campanha as crianças devem ser levadas a unidade de saúde do bairro Guanabara, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento e o cartão do SUS. 

“Optamos por ampliar a vacinação para o final de semana a fim de atender as famílias cujos pais e responsáveis trabalham de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento dos postos”. Segundo a Secretária de Saúde de Iúna, Vanessa Leocádio Adami, a ideia de fazer a campanha no sábado, foi justamente para atender as crianças em um horário diferenciado. Sarampo: adultos que não tiveram e nem se vacinaram devem procurar a unidade de saúde do bairro Guanabara para se vacinar a partir do mês de setembro.

IMUNIZAÇÃO: o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, prevê o seguinte esquema gratuito de vacinação: 

  • * Primeira injeção, aos 12 meses de vida, com a versão tríplice viral.
  • * A segunda dose, com 1 ano e 3 meses de idade, com a tetraviral.

Assim, a criança recebe as duas doses necessárias para evitar o sarampo (e caxumba e rubéola), ao mesmo tempo que se previne da catapora, que exige apenas uma picada. Ainda assim, há a opção de, nas clínicas privadas, tomar duas doses da tríplice viral e completar com uma vacina apenas para a catapora. 

Fora isso, o sistema público oferece de graça a vacinação contra sarampo para crianças, adolescente e adulto de até 29 anos que não foram imunizados nem pegaram a doença. Nesse caso, são duas doses com intervalo mínimo de 30 dias. Brasileiros dos 30 aos 49 anos também podem se vacinar – mas o governo oferece uma dose apenas. 

Se você não sabe se tomou a vacina, o ideal é receber a injeção. Aproveite e atualize a sua caderneta para evitar futuras confusões. Por outro lado, quem já teve sarampo não precisa mais receber a agulhada. Só é importante ter certeza do diagnóstico. Caso contrário, não há problema em, por via das dúvidas, buscar o posto de saúde.

Fotos

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite

https://iuna.es.gov.br/noticia/2018/08/campanha-de-vacinacao-contra-sarampo-e-poliomielite.html

Publicações relacionadas

Noticia Prefeitura de Iúna adquire mais uma ambulância para atender à população Aquisição foi uma emenda parlamentar do Deputado Federal Evair de Melo que destinou R$ 170.000,00 para a Prefeitura de Iúna. há 31 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Prefeitura de Iúna recebe novo micro-ônibus para transporte de pacientes Aquisição foi uma emenda parlamentar dos Deputados Federais Dr. Jorge Silva e Helder Salomão, que destinou R$ 242.000,00 para a Prefeitura de Iúna. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Dia especial na Campanha do Dezembro Vermelho  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia As ações do Dezembro Vermelho continuam  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Novos médicos contratados para atuar no programa Mais Médicos começam a trabalhar no município de Iúna A Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta terça-feira (4), os profissionais que irão atuar no programa “Mais Médicos”. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Agora é a vez da Campanha Dezembro Vermelho  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretária de Saúde de Iúna representa o COSEMS/ES em Seminário  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Novembro Azul espantando o preconceito  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde zelando pela água do nosso município  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia ...  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Aguarde, enviando dados!

clear