Secretaria de Saúde promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

star603

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 26/04/2018 as 14:27  •  atualizado há 4 meses

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

Em comemoração, mais uma vez foi firmada a parceria entre Secretaria de Saúde, através dos Departamentos de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, e Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. As ações iniciaram às 8:00 da manhã desta quinta-feira e terão continuidade em mais dois grupos amanhã.

Foram realizadas aferição de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de material informativo, palestra e orientações.

O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma "assassina silenciosa".

Secretaria de Saúde promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Noticia Confira a programação em Iúna para o "Novembro Azul" Eventos de prevenção e conscientização acontecem ao longo do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). há 7 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria Municipal de Saúde realiza Oficina de Planejamento para 2019  há 7 dias  •  Secretaria de Saúde