Secretaria de Saúde promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

star1.133

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 26/04/2018 as 14:27  •  atualizado há 2 horas

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.

Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensões têm 30% de chances de também ser hipertenso).

Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar.

Em comemoração, mais uma vez foi firmada a parceria entre Secretaria de Saúde, através dos Departamentos de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, e Secretaria de Assistência Social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. As ações iniciaram às 8:00 da manhã desta quinta-feira e terão continuidade em mais dois grupos amanhã.

Foram realizadas aferição de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de material informativo, palestra e orientações.

O infarto do coração, AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão, conhecida popularmente como uma "assassina silenciosa".

Secretaria de Saúde promove Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Noticia Carreta Roda-Hans: Iúna recebe projeto de Combate à Hanseníase  há 17 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde realiza dia "D" da Campanha de vacinação contra o Sarampo e Campanha do Outubro Rosa Evento ocorreu nesse sábado (19) na praça do ginásio de esportes. há 26 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Dia D da Campanha Outubro Rosa 2019  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde presta contas em Audiência Pública  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna realiza treinamento sobre tratamento contra a Leishmaniose para os municípios da Regional Sul Técnicos de vários municípios da regional sul recebem treinamento acerca das formas de diagnóstico e tratamento da doença. há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Campanha Setembro Amarelo em Iúna incentiva a valorização da vida A Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de quebrar o preconceito em relação às doenças psiquiátricas, com pessoas que estão sofrendo devido a problemas mentais, principalmente a depressão. há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde adquire veículo para transporte de pacientes O veículo é um Chevrolet Spin 7 lugares há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Chefe dos Agentes de Controle de Endemias Danilo Leite, Secretária de Saúde Vanessa Leocádio, Coordenadora de Vigilância Ambiental Luciene Ferreira da Silva e os agentes de combate a endemias.

Noticia Secretaria de Saúde entrega kits de trabalho e Equipamentos de Proteção Individual aos Agentes de Combate a Endemias  há 3 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna recebe unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)  há 4 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Participe da Campanha de doação de sangue e medula óssea  há 4 meses  •  Secretaria de Saúde