Município de Iúna Estrutura a Rede de Saúde Mental

A Rede de Atenção Psicossocial contempla o atendimento dos usuários nos vários níveis de complexidade do sistema

star2.201

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 13/04/2018 as 17:46  •  atualizado há 12 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Iúna reimplantou a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que visa readequar o atendimento em Saúde Mental de acordo com a Política Nacional de Saúde Mental a fim de oferecer um melhor serviço aos usuários.

A RAPS contempla o atendimento dos usuários nos vários níveis de complexidade do sistema.

A função da Saúde Mental é de prestar atendimento a pessoas com sofrimento psíquico, diminuindo e evitando internações psiquiátricas, e articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção delas a este espaço.

Os pacientes avaliados pelo médico como grau severo serão atendidos no Centro Municipal de Saúde. Somente a partir dessa avaliação na Unidade Básica é que a própria UBS encaminhará os pacientes para a Assistente Social Jussara, onde o paciente será avaliado pelo psiquiatra, que elaborará seu Projeto Terapêutico Individual.

A Saúde Mental do município possui equipe multiprofissional – composta por psicólogo, psiquiatra, técnico de enfermagem, assistente social.

A Secretária de Saúde Vanessa Leocadio Adami, reforça que está articulando parcerias com o Ministério da Saúde para implantação de um CAPS – Centro de Apoio Psicossocial no município, e leitos psiquiátricos na Santa Casa de Iúna, assim sendo, são menos pacientes que precisam sair de Iúna para tratamento.

O prefeito Weliton Virgílio destacou que o Projeto é muito importante para o município e que com a implantação do CAPS em Iúna, poderemos oferecer para os pacientes da saúde mental a assistência em horário integral.

Município de Iúna Estrutura a Rede de Saúde Mental

Secretária de Saúde Vanessa Leocadio e Dr José Luís – Médico Psiquiatra

Noticia Campanha Setembro Amarelo em Iúna incentiva a valorização da vida A Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de quebrar o preconceito em relação às doenças psiquiátricas, com pessoas que estão sofrendo devido a problemas mentais, principalmente a depressão. há 4 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Secretaria de Saúde adquire veículo para transporte de pacientes O veículo é um Chevrolet Spin 7 lugares há 22 dias  •  Secretaria de Saúde

Chefe dos Agentes de Controle de Endemias Danilo Leite, Secretária de Saúde Vanessa Leocádio, Coordenadora de Vigilância Ambiental Luciene Ferreira da Silva e os agentes de combate a endemias.

Noticia Secretaria de Saúde entrega kits de trabalho e Equipamentos de Proteção Individual aos Agentes de Combate a Endemias  há 1 mês  •  Secretaria de Saúde

Noticia Iúna recebe unidade móvel do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes)  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Participe da Campanha de doação de sangue e medula óssea  há 2 meses  •  Secretaria de Saúde

Noticia Primeira Semana Municipal de Enfermagem é realizada em Iúna  há 3 meses  •  Secretaria de Saúde