Volume de chuva em 2018 fica acima da média dos anos anteriores

room646

Por Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 26/03/2018 as 15:09  •  atualizado há 4 meses

Março ainda nem acabou, mas já registra um recorde histórico com o maior volume de chuva dos últimos anos, em Iúna. Até esta quinta-feira (22), foram 285,7mm, o que é 262,71% acima do esperado para o mês de março com base nos últimos 3 anos. Os números também têm sido altos durante todo o verão. Em menos de três meses, são 688,9mm de precipitação. Por conta disto, a Defesa Civil do município alerta para o risco de alagamentos, cheias de rios e possíveis desastres naturais mais severos - comprometendo a integridade física do cidadão.

A partir de um levantamento realizado pela CESAN - Companhia Espírito Santense de Saneamento, o verão iniciado em dezembro de 2017 foi considerado atípico, com médias significativamente superiores à épocas anteriores.

Janeiro de 2018 seguiu o mesmo ritmo, ultrapassando a marca do ano anterior de 64,9 mm. O período que ainda surpreende a Defesa Civil é março, que antes mesmo de seu fim, atingiu um índice histórico, sendo o maior dos últimos 4 anos. O último mês do ano passado alcançou a marca de 223,1 mm, superando os 200mm esperados. O volume dos anos anteriores foi divulgado pela CESAN e apresenta resultados surpreendentes: 2015 - 706,8 mm; 2016 - 1.233,5 mm; 2017 - 854,2 mm; 2018 - 688,9 mm.

Somente nos três meses de 2018 o volume de chuva representa cerca de 80% do equivalente ao ano de 2017.

O que fazer em caso de risco?

As orientações aos condutores e pedestres que estiverem trafegando pelas vias da cidade durante as tempestades são as seguintes: Evite passar por áreas inundadas, pois há a possibilidade de que o solo tenha sofrido uma densa erosão mediante o acúmulo das águas, já que o volume de chuvas é superior aos anos anteriores, além do que, as tampas de bueiros podem ser retiradas diante da força do vento e da chuva. Se a travessia for insegura, pare o carro e ligue o pisca alerta. Em casos de descargas atmosféricas, permaneça dentro do caso.

Se refugiar sob uma árvore, guarda-chuva ou qualquer local que sirva como um ‘pára-raio’ é um dos principais riscos que existe em casos de tempestade. O ideal é evitar essas opções, buscando proteção em instalações de alvenaria e concreto. Quando estiver em casa, fique no centro do espaço, evitando qualquer proximidade de janelas e portas de metal. Não use telefones com fio, pois pode haver uma descarga na rede de energia, possibilitando a ocorrência de uma descarga indireta. Celulares que não estiverem conectados na tomada são inofensivos e podem ser utilizados sem qualquer risco à saúde. Estes cuidados são atitudes simples, mas que compõem o grande diferencial para que o cidadão possa enfrentar este estágio em plena segurança.

Além disto, a Defesa Civil pede para que as pessoas não deixem crianças trancadas sozinhas na residência e mantenham alimentos, roupas, remédios, documentos e água potável em posições elevadas, para evitar a contaminação ou perda dos objetos.

De acordo com o coordenador do órgão da Defesa Civil de Iúna, Riccardo Muzi, a população deve tomar precauções em períodos de chuva e em caso de desastres, abandonar o local imediatamente devido a força da chuva nessa . “As chuvas desse ano estão intensas e a Defesa Civil está atuando a todo o momento, contudo, pedimos a compreensão da população iunense, pois, estamos trabalhando para diminuir os transtornos causados pela chuva, atendendo todo o município, pois, há transtornos também nos distritos e comunidades rurais e estamos trabalhando para sanar o maior número dos problemas ocasionados pela chuva”. Pontuou o coordenador.

E em se tratando de casas com suspeitas de desmoronamento ou precisão de vistorias ou denúncias, a Defesa Civil está à postos para os devidos atendimentos, através do celular:  (27) 99732-0798, Coordenador de Defesa Civil - Riccardo Muzi Gomes ou (28) 99975-6575, Leonardo da Costa Oliveira, Secretário de Obras, infraestruturas e serviço Urbanos.

Acesse a página da Defesa Civil clicando Defesa Civil.

Volume de chuva em 2018 fica acima da média dos anos anteriores

Dados do volume de chuva

Solicitação de recursos do Royalties de Petróleo

Noticia Prefeitura de Iúna solicita recursos ao Conselho dos Royalties para execução de obras importantes para população As obras solicitadas incluem pavimentações de ruas, passarela para o Parque de Exposição, construção de calçamento e um novo cemitério municipal. há 4 meses  •  Gabinete do Prefeito