Iúna assina contrato de concessão com a Cesan

O prefeito Weliton Virgílio Pereira afirmou que a assinatura desse contrato é extremamente importante para a região do Caparaó. Além disso, as obra não visam somente o saneamento, mas também a saúde pública

star275

Por Gabinete, fonte Prefeitura
Publicado em 13/09/2017 as 10:25  •  atualizado há 2 meses

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e a Prefeitura Municipal de Iúna, assinaram na tarde de terça-feira (12), Contrato de Programa para renovar a concessão dos serviços de água e esgoto do município e convênios com a Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP) e com o Governo do Estado, atendendo às novas exigências da lei nº 11.445/07, que estabelece as diretrizes para os serviços de saneamento básico no Brasil.

O prefeito Weliton Virgilio Pereira foi recebido pelo presidente da Cesan, Pablo Andreão; pela diretora Operacional, Sandra Sily; pelo Diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Amadeu Wetler; e pelo Diretor Administrativo e Comercial, José Eduardo Pereira. Também estavam na comitiva o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda, e o diretor-geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), Antônio Julio Castiglioni Neto.

A lei federal do saneamento prevê que todos os contratos de concessão existentes devem ser substituídos por um Contrato de Programa, o que permite à Cesan continuar atuando no município. Para a celebração desse contrato, é necessário que o município atenda algumas exigências, como a elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico.

O prefeito Iúna, WelitonVirgílio Pereira afirmou que a assinatura desse contrato é extremamente importante para a região do Caparaó. Além disso, as obras não visam somente o saneamento, mas também a saúde pública, já que ao investir nessa área há a prevenção de doenças. “A assinatura deste contrato não trará benefícios somente ao município de Iúna, mas a toda a região do Caparaó”, enfatizou.

A coordenadora de Relações Institucionais da Cesan, Terezinha Vanzo, explica que são várias as etapas a serem seguidas até se chegar à assinatura do Contrato de Programa. “Primeiro, o município deve elaborar o plano municipal de saneamento básico. Nessa etapa a Companhia dá todo o suporte no que se refere aos serviços de água e esgoto. Após a elaboração, o plano é submetido a uma audiência pública e em seguida o município encaminha projeto de lei para a apreciação da Câmara de Vereadores do Município, para análise e aprovação. Posteriormente, segue para sanção do prefeito e, por fim, o plano de saneamento passa a ser instituído”.

O presidente da Cesan, Pablo Andreão, disse que em Iúna, a Companhia já está com investimento em esgotamento sanitário em andamento, totalmente adequado com o plano de saneamento e com o contrato assinado. “E em Conceição do Castelo estamos próximos de iniciar obras de esgotamento. Ambas as cidades estão inclusas no programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, que é estruturante nas áreas de recursos hídricos e saneamento do Governo do Estado”. O presidente complementou que para Águia Branca, com a assinatura do contrato, pode ser acelerado o processo de captação de recursos junto ao Banco do Nordeste para também universalizar o saneamento nesta cidade.

O secretário Rodney Miranda ressaltou que esta assinatura marca um novo momento do saneamento nos municípios. “Um ato fundamental que norteará as ações para os próximos 30 anos e mostra a integração entre Estado, Cesan e municípios”.

Essa lei, além de institui o Plano Municipal de Saneamento, autoriza o município a celebrar Contrato de Programa com a Cesan e, ainda, celebrar Convênio de Cooperação com o Estado e com a ARSP.

Sem a adequação às novas diretrizes da lei n° 11.445/07, os municípios ficariam impedidos de adquirir recursos para investimentos  junto ao Governo Federal.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan

Márcia Brito

Iúna assina contrato de concessão com a Cesan

Pablo Andreão, presidente da Cesan; Weliton Virgílio, prefeito de Iúna; Rodney Miranda, secretário de Estado; Antônio Julio Castiglioni, diretor-geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos