Prefeito participa de Seminário promovido pela Aderes

star701

Por Secretaria de Meio Ambiente, fonte Prefeitura
Publicado em 31/08/2017 às 16:26  •  atualizado há 1 dia

Dando continuidade ao trabalho de organizar os catadores de materiais recicláveis em todo o Espírito Santo, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)  está  realizando diversas oficinas regionais, durante todo o mês de agosto e início do mês de setembro.  Nesta quinta-feira (31), o evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Iúna, com a presença de representantes de associações de Catadores dos municípios de Iúna, Irupi, Ibatiba, Muniz Freire e Brejetuba.

O prefeito Weliton Virgílio e o secretário de Meio Ambiente, Denis Oliveira estiveram participando do Seminário: “ Situação Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis frente a aplicação do TCA 01”.  De acordo com Denis Oliveira "no Seminário foram colhidas informaçãoes importantes para os  associados da  ASCOMRI - Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de lúna).

O prefeito Weliton Virgílio destaca que " o trabalho  dos associados da Ascomri tem sido primordial para o  município", e ressalta que o papel da Aderes na qualificação e acompanhamento dos Catadores tem contribuído de forma significativa para o crescimento da associação e de seus associados.

De acordo com informações, passadas no seminário realizado em Iúna, em 29 municípios do Estado,  o trabalho dos Catadores gerou cerca de R$ 310 mil.

Coordenadas pela Aderes, as oficinas regionais servem para conhecer que tipo de resíduo sólido é produzido em cada região, a quantidade que é produzida e o mapa de risco de cada associação local. As oficinas pretendem ainda reunir prefeitos municipais, promotoria pública e associações de catadores, para analisar e discutir conjuntamente a política de resíduos sólidos e meio ambiente, com todas as orientações e prevenções que fazem parte da atividade dos catadores.

Essa ação é mais uma entrega do Projeto Catadores de Materiais Recicláveis, resultado do convênio nº 782753/2013, firmado entre o Governo Federal, por meio da SENAES/MTE e a Aderes.

Saiba mais sobre o Projeto Catadores

O projeto Catadores de Materiais Recicláveis tem como objetivo a articulação dos catadores, organização de associações e cooperativas, planejamento e gestão de negócios e comercialização em rede. Por meio dele, o Governo do Estado já qualificou mais de 900 catadores, sendo que 700 deles foram certificados em um evento público realizado em 2016.

No início do projeto, há quatro anos, existiam no Estado uma cooperativa e 16 grupos organizados e registrados como associações. Hoje, após o trabalho realizado entre Aderes, Ministério Público e municípios, já são 70 grupos organizados como associação e duas cooperativas, totalizando 72 Empreendimentos de Economia Solidária de Catadores de Material Reciclado no Espírito Santo.

Para o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes, a realização das oficinas vai permitir uma comunicação integrada entre as regiões, facilitando a padronização da gestão e abrindo um importante caminho para uma futura comercialização em rede de materiais recicláveis.

Com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Iúna e assessoria de Comunicação da Sedes

Prefeito participa de Seminário promovido pela Aderes

Noticia Excelente agenda na tarde de ontem (13) com o Governador Renato Casagrande Foi realizada uma agenda de grande importância para nosso Caparaó. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna inicia obra do novo Cemitério Municipal O novo Cemitério Municipal terá capacidade para 890 jazigos em uma área de 9.297 mil metros quadrados. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal