Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Iúna recebe bens e equipamentos do governo do Estado

Reflorestar é apresentado aos produtores

star683

Por Agricultura, fonte Prefeitura
Publicado em 16/08/2017 as 08:32  •  atualizado há 23 horas

Foram 64 itens como roçadeira, trator, picape, escavadeiras e secador de café, doados à Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). A solenidade para a assinatura do termo ocorreu na última quarta-feira (09), no auditório do Parque de Exposição Cassiano Júnior, com presença do secretário interino de Estado da Agricultura, Marcus Magalhães, e do prefeito Weliton Virgílio Pereira. Os bens estavam em cessão de uso ao município e, a partir de agora, passam a ter a gestão sob a responsabilidade da prefeitura.

"Eu vim em nome do Governo do Estado passar ao município R$ 1,69 milhão em bens e equipamentos. Nosso trabalho é fortalecer o agronegócio e dar condições ao município de se inserir cada vez mais nesse setor, gerindo esses equipamentos com responsabilidade e escrevendo uma nova história", disse Marcus Magalhães.

No dia 25 de maio deste ano, o governador Paulo Hartung sancionou a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, que permite que o Governo do Estado possa doar os bens móveis que não tenham mais utilidade para as atividades desenvolvidas por órgãos e entidades estaduais.

As despesas para a transferência dos bens, assim como para manutenção, conservação e guarda ficam sob a responsabilidade dos municípios. Concretizada a doação, o município passa a ter responsabilidade sob a gestão deles e poderá aliená-los quando não houver mais utilidade.

Reflorestar

O Projeto Reflorestar que é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como objetivo promover a restauração do ciclo hidrológico por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal, com geração de oportunidades e renda para o produtor rural, estimulando a adoção de práticas de uso sustentável dos solos, foi apresentado pela SEAMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e pela Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG) em Iúna. A meta do programa é a recuperação por meio de restauração e conservação da vegetação nativa, desmatamento evitado e arranjos florestais de uso sustentáveis, conforme previsto pelo Governo do Estado no Planejamento Estratégico 2015/2018.

O prefeito Weliton Virgílio Pereira agradeceu a doação. "A Seag está executando um compromisso de repassar à nossa gestão esses 64 equipamentos, e a nossa prefeitura se compromete a dar a finalidade máxima a esses bens, com muita responsabilidade".

O gestor municipal disse que “os itens doados pelo Estado para o município, que vai verificar e localizar todos os itens doados, para assim fazer um relatório final sobre estes itens.

Weliton Virgílio disse ainda que, a união de Estado e município proporciona um melhor atendimento para os produtores rurais.

“O alinhamento de políticas publicas tem o objetivo de atender da melhor forma possível o cidadão iunense”, pontuou o prefeito.

Para o secretário de Agricultura e Agronegócio, Robson Fardim Tristão, O programa Reflorestar é muito amplo, sendo de extrema importância para o município que os produtores participem, recuperando suas áreas e gerando renda.

Iúna recebe bens e equipamentos do governo do Estado