Prefeitura Municipal

Sesa orienta sobre o prazo para doar sangue após tomar vacina

Após ser imunizado com alguma dessas vacinas, a pessoa deve aguardar 30 dias para poder realizar a doação de sangue.

4.392

Por Comunicação, fonte Diário Oficial
Publicado em 27/01/2017 às 08:25  •  atualizado há 2 dias

Quem tomou a primeira dose de vacina contra a febre amarela ou a dose de reforço – que é aplicada após dez anos da primeira – deve aguardar o prazo de 30 dias para doar sangue. Para as pessoas que irão viajar para áreas com recomendação de vacinação para febre amarela, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) sugere que se doe sangue antes de se imunizar para ajudar a manter os estoques de sangue estáveis.

Segundo a diretora técnica do Hemoes, Alessandra Prezotti, existem alguns fatores que impedem o voluntário a doar sangue em um período de tempo, entre eles tomar vacina de vírus ou bactérias vivos e atenuados, como a de febre amarela, poliomielite oral (sabin), febre tifóide oral, caxumba, sarampo, bcg, rubéola, catapora, varíola, entre outras. Após ser imunizado com alguma dessas vacinas, a pessoa deve aguardar 30 dias para poder realizar a doação de sangue.

“O Hemoes reforça a orientação devido o Estado estar realizando a vacinação cautelar contra a febre amarela em alguns municípios, onde toda a população está sendo imunizada. Por isso, é importante essas pessoas saberem que após receberem a dose da vacina deverão aguardar o período estipulado para doar sangue. Mas quem já era imunizado no intervalo inferior a 10 anos pode doar”, explicou Alessandra.

De acordo com a diretora, também é válido lembrar que nas cidades onde só estão sendo vacinadas pessoas que irão viajar para áreas de risco, que estas pessoas façam a doação antes para que ajudem a manter o banco de sangue no nível ideal para atender bem a população.

Saiba quem pode doar - Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes, sejam homens ou mulheres, não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Fotos

Sesa orienta sobre o prazo para doar sangue após tomar vacina

Diário Oficial

https://iuna.es.gov.br/noticia/2017/01/sesa-orienta-sobre-o-prazo-para-doar-sangue-apos-tomar-vacina.html

Publicações relacionadas

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 5 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 12 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 19 dias  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 20 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia IFES abre Processo Seletivo de Pós-graduação Aperfeiçoamento em Internet das Coisas O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 10 de março. há 22 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 26 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia Confirmação das matrículas para os cursos do Qualificar será dias 21 e 22 no Polo UAB/UNAC Os cursos terão início ainda este mês. há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade