Prefeitura Municipal

Dia do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira

O Hemoes preparou uma programação especial, com música, palestras e ações para comemorar a data

1.657

Por Comunicação, fonte Secretaria de Estado da Saúde
Publicado em 25/11/2016 às 16:32  •  atualizado há 8 dias

Foto: Divulgação SESA

Doar sangue é uma atitude que salva vidas, pois a necessidade de transfusão de sangue não tem como ser substituída por qualquer procedimento médico. Por ter esse fundamental papel de ajudar a abastecer a Hemorrede estadual (Rede de serviços de hematologia e hemoterapia), o doador é homenageado com um dia só seu: 25 de novembro. 

Para comemorar, nada melhor que comparecer a uma das cinco unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) nesta semana para demonstrar esse ato de solidariedade. E para receber os doadores hoje, o Hemoes de Vitória preparou uma programação especial, que vai contar com apresentação do Coral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), às 8h15, e um café da manhã diferenciado após a doação. Já o Hemocentro de Linhares está realizando palestras em empresas da região para sensibilizar sobre a importância da doação. As unidades de Colatina e São Mateus também estão organizando ações para reforçar o convite à população para doar sangue.

Segundo a diretora do Hemoes, Síbia Marcondes, é importante celebrar esse dia e agradecer aos doadores voluntários que ajudam a salvar tantas vidas. Ela reforça que esse também é o momento de sensibilizar as pessoas para que a doação de sangue seja um hábito regular. “A hemorrede estadual abastece 51 serviços de saúde, entre hospitais e agências transfusionais, por isso é muito importante termos doadores voluntários regulares, para mantermos o estoque em um nível sempre satisfatório”, ressalta Síbia.

 

SAIBA QUEM PODE DOAR - Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização de um responsável legal. Vale lembrar que os doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo mínimo entre uma doação e outra, que é de 120 dias para mulher e 90 dias para homem.

O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se está apto para doar sangue. Caso o voluntário tenha almoçado, é necessário aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Fotos

Dia do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira

Foto: Divulgação SESA

https://iuna.es.gov.br/noticia/2016/11/dia-do-doador-de-sangue-e-comemorado-nesta-sexta-feira.html

Publicações relacionadas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 18 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 21 horas  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 4 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 13 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 20 dias  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia IFES abre Processo Seletivo de Pós-graduação Aperfeiçoamento em Internet das Coisas O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 10 de março. há 23 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade