Secretaria de Fazenda

Programa Nossocrédito atinge a marca de R$ 600 milhões

Por Comunicação, fonte GECOR Bandes
Publicado em 14/10/2016 às 10:44  •  atualizado há 4 dias

O Programa Nossocrédito criado em 2003 alcançou em agosto a marca de R$ 600 milhões de recursos liberados para os 78 municípios do Espírito Santo. Foram mais de 133 mil operações de financiamento aos micro e pequenos empreendedores, ajudando a gerar ou manter mais de 145 mil empregos diretos. Se considerar os empregos que foram mantidos com o apoio do programa, esse número atinge a marca de 170 mil empregos, com valor médio de operações de financiamento girando em torno de R$ 4.500,00.

Os micro e pequenos negócios, formais e informais, em especial ligados aos setores de comércio e serviço, têm prosperado em todo o Espírito Santo por meio do acesso ao crédito orientado. Do montante financiado pelo programa, 59% foram para atividades comerciais, 26% para serviços e 15% para a produção.

As empreendedoras são as que mais tomam recursos: 57% do total. O Nossocrédito, programa de microcrédito produtivo do Governo do Espírito Santo, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), é a principal política pública no apoio aos pequenos empreendedores do setor formal e, principalmente do informal, que representa mais de 60% do montante financiado.

O programa é referência nacional em política de microcrédito e objetiva fomentar atividades que agreguem valor aos produtos e serviços, fazer circular a renda no local do crédito e com isso dinamizar outros negócios e contribuir para geração de emprego e renda, num círculo virtuoso. Mais de 90% dos recursos obtidos por meio do programa ficam no próprio município do empreendedor.

A gestão do Bandes envolve todas as etapas que dão sustentabilidade ao programa, desde a seleção até a formação continuada dos 110 agentes de crédito em atividade. O Nossocrédito funciona por meio de uma parceria entre o Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES. O Programa está presente em todos os municípios do Espírito Santo, e conta com agentes capacitados e treinados pelo Bandes. Os endereços de todas as agências do Nossocrédito estão disponíveis no site do Bandes (www.bandes.com.br). Outras informações podem ser obtidas no Bandes Atende: 0800 283 4202.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Programa Nossocrédito atinge a marca de R$ 600 milhões

Nossocrédito

Noticia Fiscais da Prefeitura de Iúna realizam força tarefa na cidade Fiscais orientam os comerciantes sobre as medidas preventivas estabelecidas nos Decretos Estadual e Municipal. há 3 meses  •  Secretaria de Fazenda