Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Circuito Serras, Águas e Cafezais será lançado nesta sexta (17)

Na ocasião também será inaugurada a nova Praça Coronel João Osório Pereira

1.655

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 15/06/2016 as 12:34  •  atualizado há 17 horas

Um novo circuito turístico promete movimentar a região do Caparaó Capixaba. Na noite desta sexta-feira, dia 17 de junho, acontece o evento de lançamento oficial do Circuito Serras, Águas e Cafezais, com feira gastronômica, produtos da agricultura familiar, apresentações culturais ao som de muita sanfona e viola. O evento terá início às 17h, na nova Praça Coronel João Osório Pereira.

O lançamento reunirá em vários estandes todos os atrativos do Circuito, como empreendimentos turísticos das áreas de gastronomia, hospedagem rural, lazer, artesanato, produtos da roça e cafés especiais, além de opções de roteiros de passeios pelas belezas naturais de Iúna e Irupi.

Na programação cultural estão confirmadas ainda as apresentações da Orquestra de Violões de Irupi, do coral Canarinhos do Caparaó, do grupo de Quadrilha da Doctum e da Banda Marcial Amigos para Sempre.

A promoção deste novo circuito turístico é uma ação da Associação de Turismo Turcafé, com apoio da Prefeitura de Iúna, da Prefeitura de Irupi, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Consórcio Caparaó e do Incaper.

Sobre o Circuito Serras, Águas e Cafezais

Iúna e Irupi guardam os mais belos recantos, onde a paisagem do campo, a gastronomia e os hábitos simples do meio rural se mantêm, aos pés do Parque Nacional do Caparaó.

Na região, durante as andanças pelas estradas de chão, é possível conferir a arquitetura do período colonial, por meio dos casarões de antigas fazendas de café.

E é no meio rural que se “escondem” as mais belas cachoeiras e poços do Estado, de águas cristalinas, com destaque para a região de São João do Príncipe, Rio Claro e Santa Clara, onde estão o Poço do Egito, o Recanto do Cedro, a Cachoeira do Rogério, do Brás, a Hidrolândia Parque, o Poço das Antas, entre tantas outras quedas d’água. Esses locais também contam com trilhas que levam a outros paraísos escondidos, mas todos de acesso fácil.

Iúna e Irupi também contam com importantes pontos para prática de esportes de aventura como, como trilhas, rapel e vôo livre. Tudo com vista panorâmica para o Pico da Bandeira.

E a história da região, que teve início há quase 200 anos, também é cercada de religiosidade, impressa especialmente no Santuário de Santa Luzia, onde a Água Santa e a Pedra do Pecado instigam os visitantes de todas as idades.

É neste cenário que se localizam os atrativos do Circuito Serras, Águas e Cafezais, que apresenta empreendimentos nos quais é possível degustar cafés especiais, provar a culinária local, se aquecer com um bom vinho, se aventurar ou apenas contemplar a natureza, e se hospedar em propriedades que propiciam aos visitantes a verdadeira vivência rural.

Saiba mais em www.facebook.com.br/circuitoserrasaguasecafezais

Circuito Serras, Águas e Cafezais será lançado nesta sexta (17)