Saúde: testes gratuitos para diagnósticos de DSTs

No Posto de Saúde Central de Iúna são realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria Municipal de Saúde
Publicado em 28/04/2015 às 11:47  •  atualizado há 1 dia

Há três anos, a Prefeitura de Iúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os exames são realizados no Posto de Saúde do Centro, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h. Qualquer interessado pode fazer os testes, gratuitamente.

Para fazer os exames basta uma gota de sangue, e o resultado sai entre 15 a 20 minutos. O teste rápido facilita o diagnóstico precoce das doenças, que muitas vezes não manifestam sintomas e só são identificadas quando o paciente já está com um quadro clínico grave.

“O teste é individual e sigiloso. O nome do paciente não é divulgado nem em nosso livro de registro. Este teste é um grande avanço, antes, o resultado de um exame de AIDS, por exemplo, demorava aproximadamente 30 dias, agora se der positivo, o paciente sai do posto de saúde encaminhado para iniciar o tratamento”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Iúna, Dilma Amorim de Freitas.

Qualquer pessoa interessada pode fazer o exame. A orientação do enfermeiro da Vigilância Epidemiológica de Iúna, Emerson da Silva Ribeiro, é que, principalmente, pessoas que tiveram relação sexual sem o uso de preservativo, que fazem unha com material de terceiros, que receberam transfusão de sangue, usuários de drogas, e quem possui piercings ou tatuagens devem fazer o exame. “Existem muitos outros meio de transmissão dessas doenças, e não só por meio do ato sexual”, ressaltou.

Os exames são realizados no Posto de Saúde da Beira Rio (Centro), de terça a sexta-feira, de 8h as 11h. Mais informações pelo telefone (28) 3545-3106.

Saúde: testes gratuitos para diagnósticos de DSTs

Boletim nº 75

Noticia Boletim epidemiológico n° 75 de 20 de Abril de 2022  há 25 dias  •  Secretaria de Saúde

Boletim nº 75