Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública

Associação de Catadores inicia atividades em Iúna

Dezenas de trabalhadores já realizam a coleta e a separação dos resíduos secos disponibilizados nos Pontos de Entrega Voluntária

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Meio Ambiente
Publicado em 29/04/2015 às 17:05  •  atualizado há 3 dias

A Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis de Iúna já iniciou suas atividades. Dezenas de trabalhadores já realizam a coleta e a separação dos resíduos secos disponibilizados pela população em um dos 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade. Trata-se de mais um passo dado pela Prefeitura Municipal para a efetiva implantação da coleta seletiva no município, por meio de diversas ações realizadas pelas secretarias de Meio Ambiente, de Obras, Serviços Urbanos e Infraestrutura e de Assistência e Desenvolvimento Social.

A coleta do lixo seco dos PEVs é realizada pela Associação todas as quintas-feiras pela manhã, e os resíduos são encaminhados para o centro de triagem, localizado na Rodovia ES 379, saída para Muniz Freire.

Com a criação da Associação e a implantação da coleta seletiva, os catadores já contam com boas perspectivas de geração de renda, com a comercialização dos materiais para reciclagem.

E a participação da população nessa ação é muito importante. “Neste início de atividades precisaremos muito do apoio da população, pois o trabalho de reciclagem começa dentro de casa ao separar o lixo. Todo o material reciclável tem muito valor para nós”, explicou Ronildo Pires Rosa, fiscal da Associação.

O técnico da secretaria de Meio Ambiente, Fernando Aparecido Batista Silveira, lembra que a população deve colaborar para colocar nas PEVs apenas o lixo reciclável. “É importante que as pessoas se conscientizem que as PEVs são o local para depositar apenas o lixo seco, pois a coleta do lixo comum continua sendo realizado pelo caminhão diariamente. Hoje, a cooperativa está dando dignidade aos catadores, que antes trabalhavam nas ruas e agora terão um local digno e apropriado”, analisou Fernando.

Saiba mais

O processo de implantação da coleta seletiva teve início em 2013 com a assinatura do Termo de Compromisso Ambiental (TCA). No ano passado, foi realizado o trabalho para dar fim ao lixão a céu aberto, implantando um aterro controlado.

Neste ano já foram distribuídos 10 PEVs em pontos estratégicos em toda a cidade, e todos os setores administrativos da Prefeitura Municipal receberam 200 lixeiras de lixo reciclável.

O que é material reciclável (lixo seco)?

Papel - folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos, fotocópias, folhetos, impressos em geral e tetra pack.

Metal - latas de alumínio, latas de aço, ferragens, canos, esquadrias e arame.

Plástico – tampas, potes de alimentos, pet, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza, higiene, pvc, sacos plásticos, brinquedos e baldes.

Vidro - potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho e frascos de vidro.

Associação de Catadores inicia atividades em Iúna

Associação de catadores

Noticia Na próxima segunda-feira (08) não terá coleta de lixo em Iúna O serviço de coleta de lixo será retomado no dia seguinte. há 14 dias  •  Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública

Noticia Nesta sexta-feira (29) não terá coleta de lixo em Iúna O serviço de coleta de lixo será retomado no sábado (30). há 22 dias  •  Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública