Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Alunos da premiada banda de tambores se preparam para novo campeonato

Mais de 40 adolescentes participam de aulas gratuitas de música e dança do projeto apoiado pela Prefeitura de Iúna, por meio do Cras

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Publicado em 25/03/2015 às 12:25  •  atualizado há 18 horas

Há cinco anos, a banda de fanfarra Comuti – Corporação Musical de Tambores de Iúna envolve mais de 50 crianças, jovens e adultos no mundo da música e da dança. O projeto social, que recebe apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Cras, é reconhecido no Estado e tem representado a cidade nos inúmeros concursos nos quais o grupo participa. E são dezenas de troféus recebidos como melhor banda de tambores em 2014 e 2013. Este mês, a equipe começou a ensaiar novas músicas e coreografias para a edição 2015 do campeonato estadual, previsto para junho, em Cariacica.

Para preparar os jovens para o próximo desafio, a banda de tambores conta com músicos e coreógrafos experientes. Na manhã do último sábado, dia 21, eles se reuniram no salão nobre da Prefeitura de Iúna para reforçar os ensaios.

“Estamos desenvolvendo quatro músicas novas para o campeonato, também com coreografias atualizadas. A expectativa é muito boa, pois acabamos de vir com um resultado muito bom com o primeiro lugar no campeonato estadual do ano passado e queremos repetir este ano!”, contou o coreógrafo Jorge Maicko Brandão Cruz.

E são muitos os quesitos ensinados e aprendidos durante as aulas. “A gente preza muito a postura dos alunos, a segurança e o comportamento deles durante as aulas e nas apresentações. Os jovens também levam isso pra vida principalmente, não ter medo de se entregar à música, que é muito importante. O que se aprende aqui, nunca se esquece”, analisou o músico Felipe da Silva.

Responsável pelo bumbo, o aluno Moacir Antônio da Silva Júnior, de 18 anos, explica que após as competições, a turma volta a ensaiar com mais ênfase, já pensando nas próximas apresentações, uma vez que são muitos os convites recebidos pela banda de fanfarra.

“Há quase dois anos eu participo da banda e já participei de três competições. Quando voltamos do concurso, a gente observa o que errou e, com empenho, tentamos melhorar pra próxima competição e dar o máximo de cada um. Eu curto bastante, é bem legal!", declarou Moacir.

Música, cultura e educação para a vida

Músico e idealizador da banda de fanfarra Comuti – Corporação Musical de Tambores de Iúna, Tiago Falcão contou que o projeto, além de ensinar música e dança a crianças a partir de 11 anos, é um importante canal de socialização e que também envolve adultos.

“Há cinco anos, nosso objetivo é a socialização. A gente ocupa o tempo ocioso dos jovens do município e também de adultos, pois temos categoria sênior. São mais de 50 alunos cadastrados. Já participamos de quatro campeonatos, com resultados muito bons. Fomos campeões como banda de percussão no concurso nacional em 2013, em Castelo, e ano passado fomos campeões em Piúma”, contou Falcão.

Débora Guilherme Amorim, estudante de 16 anos, contou que participa do corpo coreográfico da banda há setes meses e é sempre animador encontrar os membros do grupo. “Aqui eu conheci muita gente nova. Eu gosto bastante de participar da banda. Também já participei de dois concursos, como o de Piúma que a gente trouxe seis troféus. Foi uma alegria muito grande”, comentou a adolescente.

Para participar, o interessado deve ter idade a parti de 11 anos, ter inscrição no Cadastro Único, do Governo Federal, e comparecer ao Cras de Iúna para efetivar a matrícula.

Clique na imagem abaixo e confira a galeria de fotos.

Alunos da premiada banda de tambores se preparam para novo campeonato

Alunos e profissionais músicos e coreógrafos da banda de fanfarra

Noticia Iúna faz entrega de mantimentos para desabrigados pela enchente em Cachoeiro de Itapemirim O município de Iúna arrecadou três caminhões de mantimentos durante o fim de semana. há 2 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Noticia Ação da Prefeitura disponibiliza orientações sobre combate a violência contra mulheres O "Iúna Para Todas: Eu Cuidarei de Mim Como Mereço" contou com a participação de órgãos municipais e as Polícias Civil e Militar. há 4 dias  •  Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social