Semana de mobilização e combate à dengue em Iúna

Ação será realizada nos distritos e na sede do município, com orientações de profissionais e distribuição de panfletos

Por Assessoria de Comunicação, fonte Secretaria de Saúde
Publicado em 18/11/2014 às 11:46  •  atualizado há 14 horas

Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Saúde inicia uma mobilização contra a dengue nos distritos e na sede do município, com distribuição de panfletos educativos e orientações junto à população. A ação segue até a manhã da próxima sexta-feira (21), e contará com a participação dos alunos da escola municipal Dr. Nagem Abikahir durante uma caminhada pelo centro da cidade.

Em Iúna, este ano, já foram encontrados 86 focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. De acordo com o supervisor do Programa Nacional de Controle da Dengue, Hélio Borel, o trabalho de prevenção acontece durante todo o ano.

"A cada dois meses nós realizamos um intenso trabalho em todas as residências do município. Os principais locais que encontramos são depósitos de água parada como potes plásticos e garrafas. É preciso que toda a população se conscientize de seu dever, pois mais importante que o nosso trabalho é a ajuda de toda a população n prevenção e na limpeza dos quintas e cuidados com as caixas d’água, que deve estar sempre tampada", ressaltou.

Em 2014, a campanha nacional de combate à dengue do Ministério da Saúde também envolve a prevenção à febre Chikungunya, doença causada por vírus também transmitida pelo Aedes Aegypti e pelo Aedes Albopictus. Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), é rara, sendo ainda menos frequente que nos casos de dengue.

Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são exatamente as mesmas para a prevenção da dengue.

Saiba mais

- A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Não há transmissão pelo contato direto com um doente, nem por meio de fontes de água ou alimento.

- Febre, dor no corpo e dor de cabeça são manifestações da dengue. Dor abdominal intensa, sangramento, tonteira são sinais de gravidade. As pessoas que apresentarem esses sinais e sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Cuidados - combate à dengue

- Mantenha caixas d'água, tonéis, tambores, barris, cisternas e poços bem fechados. Tampe com a tampa própria ou telas. Não use plástico.

- Lave a caixa d'água com escova e sabão a cada seis meses. Os outros reservatórios devem ser lavados uma vez por semana.

- Elimine xaxins e pratinhos de vasos de plantas. Se não for possível, escorra a água todos os dias e lave o pratinho com escova, água e sabão uma vez por semana. Ou coloque areia até a borda do pratinho.

- Fure e entregue os pneus velhos aos serviços de limpeza pública ou para reciclagem. Caso precise ficar com os pneus, guarde-os sem água em local seco e coberto, protegidos da chuva e de goteiras.

Programação – Semana de mobilização contra a dengue

Dia 18 (terça-feira) – panfletagem e visitas em Nossa Senhora das Graças, Uberaba e Trindade

Dia 19 (quarta-feira) - panfletagem e visitas em Pequiá, Laranja da Terra e Príncipe

Dia 20 (quinta-feira) - panfletagem e visitas no Centro de Iúna

Dia 21 (sexta-feira) - Caminhada com alunos da escola Dr. Nagem Abikahir, com saída em frente ao ginásio de esportes, às 10h.

Semana de mobilização e combate à dengue em Iúna

Semana de mobilização e combate à dengue

Noticia Coronavírus: Classificado em risco baixo, município de Iúna flexibiliza o funcionamento do comércio Confira como fica o funcionamento do comércio com o município classificado em risco baixo. há 7 dias  •  Secretaria de Saúde

Noticia Novo Decreto Municipal amplia o funcionamento de comércios e serviços após sair do risco alto Confira os novos horários de cada atividade. há 13 dias  •  Secretaria de Saúde