Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Tradição e fé no 5º Encontro de Folias de Reis

Evento reuniu em Iúna oito bandas de folias do Caparaó Capixaba

Por Assessoria de Comunicação - Josiele Rodrigues, fonte Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo
Publicado em 21/01/2014 às 10:24  •  atualizado há 3 dias

Na última segunda-feira (20-01), Iúna foi palco do 5º Encontro de Folias de Reis, que reuniu oito bandas de Muniz Freire, Jerônimo Monteiro, Alegre, Divino São Lourenço e Ibitirama. O tradicional evento foi uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e do grupo de folia Três Reis Magos.

Pela manhã, na Escola Deolinda Amorim de Oliveira, os grupos trocaram bandeiras e cantaram louvores. Dezenas de pessoas compareceram para prestigiar o encontro. A dona de casa Maria da Conceição Souza se emocionou com as apresentações. "Quando era criança fiz parte da folia de reis. Esse encontro me fez lembrar aquela época. Para mim essa tradição não deveria acabar. Os jovens deveriam participar e preservar essa cultura tão bonita", disse.

No período da tarde, os grupos seguiram com as apresentações pelas ruas do centro da cidade até a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, quando retornaram à Escola Deolinda Amorim de Oliveira para o encerramento do encontro.

Tradição

Comandado pelo mestre Canhotinho, o encontro das bandas segue a tradição por mais um ano. "Me sinto no dever de levar essa tradição enquanto eu estiver vivo", contou o mestre que comanda as apresentações do grupo de folia Três Reis Magos, presente na cultura do município há 36 anos.

O Encontro de Folias de Reis já faz parte do calendário de eventos da cidade. "Nosso objetivo é incentivar as pessoas do município a participarem cada vez mais, e buscar maior apoio para que este encontro cresça a cada ano", explicou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Adalto Gomes Faria.

Tradição e fé no 5º Encontro de Folias de Reis

5º Encontro de Folias de Reis

Vídeo Conheça as belezas naturais de Iúna  há 8 meses  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo

Noticia Confira os espaços artísticos e culturais de Iúna que foram contemplados com a Lei Aldir Blanc Os beneficiados devem comparecer na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo entre os dias 23 e 27 de novembro. há 1 mês  •  Secretaria de Cultura Esporte e Turismo