Prefeitura Municipal

Palestra sobre o Dia da Água e da Floresta mobiliza estudantes da rede pública

O lema do Dia Mundial da Água deste ano é “Acelerando Mudanças – Seja a Mudança que Você Deseja Ver no Mundo.”

878

Por Assessoria de Comunicação, fonte Prefeitura de Iúna
Publicado em 22/03/2023 às 13:57  •  atualizado há 1 dia

Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março) a Secretaria de Meio Ambiente, Limpeza Pública e Turismo de Iúna realizou nesta terça-feira (21) um encontro com estudantes abordando a importância e maneiras para a conservação ambiental.

Os participantes, entre alunos da EEEFM Henrique Coutinho, usuários da APAE e convidados, contaram com as seguintes palestras: “Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos na Prevenção de Desastres Ambientais” (Coord. do curso de Engenharia Ambiental do IFES/Ibatiba Prof. Benvindo Sirtoli Gardiman Junior e estudantes de Engenharia Ambiental do IFES/Ibatiba Laysa Melyssa Miranda Rodrigues, Aline Rodrigues da Silveira e Matheus Henrique da Silva); “Produção de Água em Propriedades Rurais” (Engenheiro Agrônomo do Incaper Túlio Luís Borges de Lima; “Experiência na Conservação Ambiental e Seus Desafios” (Prof. da APAE/Iúna Wagner Ornelas Dias); e “Ipê-verde”(Diretora de Meio Ambiente e Proteção Ambiental Lóris Teixeira Simoura Gardiman).

O  Prefeito de Iúna Romário Batista Vieira também participou do evento e reforça a importancia da preservação ambiental “Vamos cuidar das nossas matas. Cuidando das nossas matas, estamos cuidando das nossas águas, e nossas águas serão vida para as próximas gerações.”

Para o Engenheiro Túlio é possível produzir água em propriedades rurais, e completa “A questão da água é uma questão urgente hoje no planeta. Trouxemos para esse evento experiências de conservação do solo e sistemas alternativos para produção de água. O tratamento de esgoto pode ser uma alternativa de produção de àgua. A natureza está em todos nós, ao nosso redor e no cosmos.”

Os três alunos do Campus IFES/Ibatiba apresentaram o estudo hidrigráfico que realizaram em uma bacia hidrográfico de Ibatiba, com intuito de chegar em uma vasão de projeto que é utilizada para construção de dispositivos de drenagem, como pontes e bocas de lobo. Laysa Melyssa completa dizendo “Com esse estudo temos o intuito de ajudar o município na prevenção desses desastres, pois vamos fazer o estudo de toda a bacia. Além de auxiliar nas políticas públicas, como por exemplo, na preservação das áreas permanentes (APPs) e em topos de morros. Auxiliando assim em algumas medidas, como por exemplo, sistemas agroflorestais e recomposição da mata auxiliar.”

A APAE de Iúna é uma grande aliada da natureza, juntamente com seus usuários, é feito o reflorestamento com plantios de mudas há muitos anos no município. O representante da instituição, Wagner Ornelas Dias, “Essa semana é uma semana marcante para nós da APAE de Iúna que abraça o meio ambiente. Hoje estamos falando das nossas práticas adotadas dentro da APAE de Iúna, que já têm 12 anos e que elevou o patamar do meio ambiente aqui na cidade de Iúna.”

Durante o evento foi realizado o sorteio de várias mudas de ipê e distribuição de sementes de Pau-brasil, uma árvore nativa brasileira que faz parte da história nacional desde a primeira colonização indígena antes da chegada de Pedro Álvares Cabral.

Encontros como esse, em escolas, é de extrema importância para concientizar crianças e adolescentes que o quanto antes começarem com as atitudes de preservação da vida no planeta mais longa e saudável será essa vida.

Lóris Gardiman finaliza o evento dizendo “Hoje estamos fazendo uma educação ambiental com os alunos da rede municipal e estamos proporcionando uma palestra riquíssima para eles. O município de Iúna e a Secretaria de Meio Ambiente estão fazendo um esforço e se dedicando muito para passar o máximo de informações para eles para que seja mais prática a vida deles em prol da floresta e da água.”

David P. Florenço
Assessoria de Comunicação
Email.: comunicacao@iuna.es.gov.br
Tel.: (28) 3545-4750 Ramal 2001

Fotos

Palestra sobre o Dia da Água e da Floresta mobiliza estudantes da rede pública

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://iuna.es.gov.br/l/cbbBH.html

Publicações relacionadas

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 11 horas  •  Prefeitura Municipal

Noticia Prefeitura de Iúna deseja Feliz Páscoa aos munícipes Que este período de Páscoa seja marcado por gestos de solidariedade, compaixão e união. há 14 horas  •  Prefeitura Municipal

01:47:12

Vídeo Licitação CP Nº 86/2023 - Obra de construção de Ponte no Parque Industrial Execução da obra de construção de Ponte no Parque Industrial, Rua Vereador Braz Lofêgo, Guanabara, Iúna/ES. há 3 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 6 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 13 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 20 dias  •  Prefeitura Municipal

57:52

Vídeo Licitação CP Nº 61/2023 - Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. Execução da obra de construção da escola e quadra de Santa Clara do Caparaó. há 21 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia IFES abre Processo Seletivo de Pós-graduação Aperfeiçoamento em Internet das Coisas O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas até 10 de março. há 23 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 27 dias  •  Prefeitura Municipal

Noticia RESUMO DE NOTÍCIAS DA SEMANA: AS AÇÕES DA PREFEITURA EM DESTAQUE!  há 1 mês  •  Prefeitura Municipal

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade