ESCRAVOS

 

Escravos - 1835

Os escravos foram trazidos inicialmente para trabalhar na abertura da estrada. Posteriormente os fazendeiros mineiros que se transferiram para o “Sertão do Norte” trouxeram grandes contingentes de escravos para mão-de-obra em suas fazendas.

A primeira fazenda em território iunense, que se tem registro, foi a “Fazenda Bem Posta” fundada em 1835 pelos portugueses, Mariano Antonio Pereira e sua esposa, Maria Ritta de Castro, recém casados em Minas e transferidos para o Sertão do Norte. Nesta fazenda lhes nasceram os cinco filhos: Manoel Mariano Pereira, João Osório Pereira, José Mariano Pereira, Mariana da Conceição Pereira, Constância Maria do Nascimento Pereira.

 

 

 

Uma escrava com seu filho

 

Uma figura tradicional em Iúna, Dona Maria da Mata era filha de pai escravo e mãe índia purí. Tendo nascido após a Lei do Ventre Livre, nunca foi escrava, mas viveu o período da escravidão no Brasil.

Deixou uma numerosa família em Iúna, onde sempre foi muito estimada por todos.

 

 

 

Dona Maria da Mata

 

https://iuna.es.gov.br/escravos.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade