banner

CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS

Cemitério dos Escravos1
Cemitério dos Escravos2
Cemitério dos Escravos3
Cemitério dos Escravos4
Cemitério dos Escravos5

Siga a página oficial do Turismo em Iúna

Construído há mais de 150 anos, o Cemitério dos Escravos, localizado na área da antiga Fazenda Saudade, no distrito de Nossa Senhora das Graças, guarda importantes fatos do nosso município. Nele tem sepultado a maioria dos 60 escravos que vieram, trazidos pelo capitão João Ignácio de Almeida e outras pessoas da comunidade.

Como forma de preservar esse sítio histórico, em 2019 a comunidade local e o poder público se uniram e realizaram obras de reforma do cemitério.

A restauração foi feita com lascas de braúna cedidas em doação por vários proprietários de Iúna, resgatando a tradição dos primórdios da construção. Foram construídos 144m² de área fechada e gramada e também foi reconstituído o cruzeiro com novas peças de braúna.

O cemitério, datado de 1865, representa um dos maiores ícones da cultura iunense, é aberto à visitação de moradores, estudantes e turistas.

Por tradição é celebrado todo dia 13 de Maio a abolição da escravatura, este fato liga a atualidade com os aspectos da época, resgatando a memória dos antepassados para honrar suas histórias e valorizar nosso município.

 


 Localização:

------

  Siga a página oficial do Turismo em Iúna

------

 

voltar para turismo

Compartilhe esta página

https://iuna.es.gov.br/cemiterio-dos-escravos.html

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade