Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Prefeitura entrega microtratores para a agricultura familiar

Os microtratores foram entregues aos presidentes de associações de trabalhadores rurais e agricultores familiares de Iúna.

Por Jornal A Notícia do Caparaó, fonte Jornal A Notícia do Caparaó de 16112012
Publicado em 20/11/2012 as 16:45  •  atualizado há 1 segundo

Com o propósito de dar andamento nas metas fixadas para a agricultura familiar, o prefeito José Ramos reuniu-se com secretários, técnicos municipais e pequenos produtores, para a entrega dos microtratores aos presidentes de associações de trabalhadores rurais e agricultores familiares de Iúna.

Através de concessão do poder público, eles assinaram o contrato. A APRAFI  recebeu uma camionete 4x4 para servir a associação e também para o transporte da produção destinada à merenda escolar.
O presidente da ATRAFI, agricultor Francisco Rodrigues Marques, agradeceu o apoio incondicional do prefeito José Ramos e a toda equipe da secretaria. Já o engenheiro agrônomo Matheus Fonseca de Souza, dos quadros do INCAPER, parabenizou as iniciativas que pôde verificar em apoio aos pequenos produtores de Iúna, enaltecendo as parcerias firmadas pelo bem comum. Em seguida a Secretária Genaina passou a palavra ao Prefeito Municipal José Ramos.

José Ramos Iniciou lembrando como foi possível chegar até aquele momento, de entrega dos microtratores, que levou a negociações com o ex-governador Paulo Hartung e depois Renato Casagrande.

Lembrou aos beneficiários das máquinas, que a concessão das mesmas, implicava numa corresponsabilidade entre o município e as associações.

Alertou aos presentes que era a primeira vez que Iúna contava com tantas máquinas, equipamentos e caminhões novos para atender a agricultura. Agradeceu aos parceiros, sindicatos, agricultores, associações e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR e aos servidores municipais, pelo empenho e apoio pela agricultura, “mola mestre do desenvolvimento e progresso municipal”. Afirmou sentir-se orgulhoso de tudo que fez pelo setor agrícola.

Lembrou-se de algumas iniciativas de seu governo que ainda estão por acontecer, como a inauguração da creche no Quilombo e a agência do INSS, além de obras no interior. Agradeceu mais uma vez a todos os parceiros da jornada.

Encerrou afirmando: - "Entrego o governo de consciência absolutamente tranquila e sabendo que trabalhei com honestidade e pensando no futuro de Iúna e das próximas gerações. Agradeço a oportunidade de ter sido prefeito desta terra progressista e trabalhadora. Pude atuar em todos os setores pelo bem de todos’’.

Em seguida, Genaina convidou os presidentes de associações beneficiadas para assinarem o contrato de concessão e convidou a todos para um café e entrega formal das máquinas.

Gumercino afirmou que só agora os micros tratores estavam sendo entregues, face ao período eleitoral que impedia este tipo de atividade. Enalteceu a oportunidade que teve como secretário de firmar parcerias com os Sindicatos e Associações de Moradores e COOFACI, o que permitiu atingir-se um elevado índice de atendimento e eficácia junto aos agricultores familiares.

Lembrou que deixou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estruturada e com servidores profissionais e atuantes, o que permitiu um grande avanço no setor, além de plena utilização das máquinas e equipamentos adquiridos pela administração. Com o total apoio do prefeito José Ramos, foi possível estabelecer o programa horas-máquina, adquirir produtos dos pequenos agricultores para a merenda escolar, capacitar e treinar dezenas de agricultores familiares, deu atenção especial às estradas municipais e que a cadeia produtiva do leite mereceu atenção e já rende bons resultados.

Matéria do Jornal A Notícia do Caparaó de 16/11/2012

Prefeitura entrega microtratores para a agricultura familiar