Secretaria de Agricultura e Agronegócio

Pesquisador do ES desenvolve algoritmo de recomendação de calagem

O pesquisador do Incaper, André Guarçoni Martins, desenvolveu uma sequência de fórmulas para recomendação de calagem

480

Por SECOM Incaper, fonte Governo do ES - Incaper
Publicado em 07/11/2016 as 16:59  •  atualizado há 1 segundo

Foto: André Guarçoni Martins - Incaper

Os solos capixabas são, de maneira geral, pouco férteis. E para melhorar a produção agrícola no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recomenda a utilização de técnicas como a calagem: aplicação de calcário para corrigir a acidez do solo, fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a planta e, assim, aumentar a produtividade.

A técnica de calagem recomendada pelo Incaper considera o método da saturação por bases. De  maneira simplificada, trata-se da porcentagem de íons de carga positiva fixados pelas partículas do solo: quanto mais alta a saturação por bases, menos ácido é o solo e maior a quantidade de Ca e Mg disponíveis para as plantas.

O pesquisador do Incaper, André Guarçoni Martins, desenvolveu uma sequência de fórmulas que garante mais acerto na recomendação de calagem, considerando o método da saturação por bases e o método da neutralização do Al3+ e elevação dos teores de Ca2+ e Mg2+, recomendado em Minas Gerais. O trabalho intitulado “Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para a determinação da necessidade de calagem” testou algumas práticas de recomendação, e resultou em um algoritmo denominado “Método da saturação por base com garantia de suprimento de Ca e Mg”.

A intenção é transformar o algoritmo num aplicativo de celular, para que os cálculos sejam feitos de maneira mais rápida, facilitando a vida dos usuários. O aplicativo ainda não tem data para ser lançado, e está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina. “A proposta é transformar o algoritmo em um aplicativo mais completo, que poderá ser utilizado facilmente por um grande número de usuários. No futuro, esperamos que esta seja uma ferramenta rápida e eficiente para a recomendação de calagem, prática fundamental ao bom desenvolvimento de nossas lavouras”, acrescentou o pesquisador do Incaper.

 

FERTBIO 2016 - O trabalho intitulado “Métodos clássicos e algoritmos de cálculo para a determinação da necessidade de calagem” foi apresentado no Fertbio 2016, um dos principais eventos de Ciência do Solo do país, realizado em Goiânia. Além disso, o mesmo trabalho já está aprovado para publicação na

Revista Brasileira de Ciência do Solo, e deve sair no próximo número.

Fotos

Pesquisador do ES desenvolve algoritmo de recomendação de calagem

Foto: André Guarçoni Martins - Incaper

https://iuna.es.gov.br/noticia/2016/11/pesquisador-do-es-desenvolve-algoritmo-de-recomendacao-de-calagem.html

Publicações relacionadas

Aguarde, enviando dados!

clear