Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos

Reunião orienta sobre destinação correta do lixo do comércio local

Prefeitura de Iúna reuniu empresários e representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis para definir procedimentos para a coleta

Por Assessoria de Comunicação , fonte Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos
Publicado em 11/08/2015 às 15:27  •  atualizado há 4 dias

Na última sexta-feira (07), a Prefeitura Municipal e o Ministério Público realizaram uma reunião com dezenas de empresários para falar sobre a destinação do lixo produzido pelo comércio do município. Na ocasião, também estiveram presentes representantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Iúna, que apresentaram o trabalho que estão realizando com apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Segurança Pública e de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Durante a reunião foram tratados assuntos referentes às formas de armazenamento, recolhimento e destinação do lixo produzido pelos setores comerciais da cidade, em atendimento à Lei N° 12.305, e esclarecidas as dúvidas dos empresários.

“Nosso objetivo foi sensibilizar os comerciantes da importância da participação deles neste momento em que estamos lutando por uma cidade limpa e organizada. Falamos para eles todos os investimentos que já realizamos para a melhoria da limpeza pública, mas ressaltamos que não adianta investimento sem a participação de todos. Só teremos sucesso se ele contribuir, colocando o seu lixo no local e horário certo”, explicou o secretário de Obras, Waldrem Marcelo Oliveira.

Projeto Cidade Limpa

Desde o ano passado a Prefeitura de Iúna, por meio das Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Segurança Pública, tem se esforçado para melhorar o serviço de limpeza pública da cidade.

Neste processo, várias ações já foram implantadas, como o fim do lixão a céu aberto e a instalação de aterro controlado, aquisição de dois caminhões compactadores, dois caminhões pipa e dois caminhões caçamba que estão trabalhando na coleta de lixo e na limpeza de ruas, instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVS) para que a população deposite o lixo reciclável, implantação da coleta seletiva e criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. Além disso, ações de conscientização foram realizadas com distribuição de panfletos, visitas e palestras nas escolas, e divulgação dos programas em diferentes meios de comunicação.

O próximo passo do projeto será a instalação de lixeiras para pequenos volumes em pontos estratégicos da cidade e a capacitação de servidores, com ações de educação voltadas ao tratamento responsável de resíduos e preservação ambiental.

Assista o vídeo

Clique na imagem e acesse a galeria de fotos

Reunião orienta sobre destinação correta do lixo do comércio local

Noticia Prefeitura está executando calçamento na Vila dos Guedes O trabalho está sendo feito em um trecho de 1.900 metros. há 13 dias  •  Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos