Mural Eletrônico
Mural Eletrônico

CONHEÇA

O Mural Eletrônico é o meio oficial de publicação dos atos oficiais. As publicações no Mural Eletrônico ocorrerão diariamente e caso haja interesse, qualquer pessoa pode acompanhar as publicações realizadas por meio da página busca de pedidos.

Publicações dos últimos 7 dias


Desculpe,

Nenhum registro encontrado.

copiar

https://iuna.es.gov.br/mural-eletronico.html

imprimirprint

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS

Desculpe,

Nenhum registro encontrado.

copiar

https://iuna.es.gov.br/e-sic/faq.html

imprimirprint

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS

Relatório
Postagens

Secretaria de Saúde

Diário Oficial


Uso de máscaras pela população é indicado como forma adicional de prevenção ao novo Coronavírus

NOTICIA: Uso de máscaras pela população é indicado como forma adicional de prevenção ao novo Coronavírus

Publicando em 23/04/2020 às 16:48

RESUMO
A recomendação serve para complementar as ações de prevenção à propagação do vírus no município.

A Prefeitura de Iúna publicou nesta quarta-feira (22/04), o Decreto Municipal que prevê a recomendação do uso de máscaras de produção industrial ou caseira, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, nos estabelecimentos e ambientes públicos, como forma complementar de prevenção contra o Coronavírus. 

O Decreto Nº 033/2020 estabelece medidas de prevenção a serem observadas pelos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços das atividades que não estejam suspensas pela legislação durante a pandemia do vírus. 

Uma das recomendações a serem adotadas é o uso de máscaras de tecido ou TNT. Os estabelecimentos também devem limitar a entrada de clientes, trabalhando, sempre que possível com agendamento de horário, para que não haja aglomerações. 

As pessoas devem usar as máscaras em todos os locais com acúmulo potencial de pessoas, como transportes públicos, restaurantes, padarias, supermercados, drogarias, postos de combustíveis, dentre outros. 

“As máscaras devem ser utilizadas todas as vezes que vamos às ruas. O objetivo é proteger, evitar que, involuntariamente, as pessoas assintomáticas, ou seja, que estão infectadas, mas não apresentam os sintomas, possam transmitir o vírus para outras pessoas”, afirmou o Prefeito Coronel Weliton. 

A medida segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. O ideal é que os modelos cirúrgicos sejam priorizados para os profissionais da área da Saúde. Por isso, ao sair de casa, o cidadão pode utilizar máscaras feitas em casa ou por artesãos, com tecido (de algodão, tricoline, TNT, entre outros) desde que desenhadas e higienizadas corretamente. 

“Nós sabemos que, às vezes, a pessoa precisa sair de casa para fazer uma compra no mercado ou ir a uma farmácia. Então, não deixe de ter a sua máscara. Ela protege quem está usando e protege as outras pessoas. Quanto menos pessoas estiverem doentes, mais os nossos equipamentos e as nossas equipes de saúde estarão protegidos e com condição de dar conta aos atendimentos, sobretudo quando o pico da crise chegar no município”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Leocadio. 

O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas, de acordo com os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde, cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do Coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor. 

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações: 

É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face;

É preciso enfatizar que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras;

A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;

Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos. 

De acordo com os decretos municipal e estadual, deve-se também manter a distância mínima de segurança de 1,5 metro entre as pessoas presentes no estabelecimento comercial. Nos casos em que a demanda de pessoas em busca do serviço ou produto não permitir a marcação de horário agendado, o comerciante deverá organizar demarcação e posicionamento de pessoas em fila que garanta o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre elas. O comércio também deverá disponibilizar, permanentemente, e com fácil acesso itens necessários para higienização das mãos de colaboradores e clientes, bem como álcool em gel 70%.

Diário oficial com a publicação atual

copiar

https://iuna.es.gov.br/mural-eletronico/detalhe/772.html

imprimirprint

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS

Aguarde, enviando dados!

clear

Este website utiliza cookies para reconhecer você e te entregar a melhor experiência possível. Clicando no botão ACEITAR ou continuar navegando, você declara estar ciente destas condições.

aceitarpolítica de privacidade