E-sic

CONHEÇA

A LAI - Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), foi criada para regulamentar o direito constitucional de acesso dos brasileiros às informações públicas. O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação. Também é possível acompanhar o prazo pelo número de protocolo gerado e receber a resposta da solicitação por e-mail, entrar com recursos, apresentar reclamações em caso de demora na resposta e consultar as respostas recebidas. O objetivo é facilitar o exercício do direito de acesso à informação pública.

CORONAVÍRUS

Nós atualizamos o sistema de e-SIC para atender aos pedidos sobre a Covid-19, agora os pedidos realizados sobre o coronavírus, serão automaticamente direcionados para a área de Covid-19, isso evitará duvidas na hora de fazer o pedido.

Também é possível realizar o pedido com sua identidade preservada.

INFOGRÁFICOS

Para tornar mais didático o sistema de e-SIC, desenvolvemos alguns infográficos com base nos mesmos que se encontram no site do Governo Federal em (acessoainformacao.gov.br). O projeto do Governo Federal facilita o entendimento do processo de pedido de informação.

Conheça os principais aspectos relacionados à LAI: abrangência, objetivos e quem pode pedir.

Confira os procedimentos para solicitar acesso a informações pela internet ou por um SIC físico.

Saiba o que fazer se o órgão não responder o pedido de informação dentro dos prazos legais.

Saiba o que fazer (prazos, processos e instâncias a recorrer) após um órgão negar acesso.

SERVIÇOS

Conheça os principais serviços oferecidos pelo sistema de e-SIC.

Unidade responsável pelo sic físico: Controladoria geral

Para fazer um pedido por meio do SIC presencial, dirija-se à unidade física do SIC para solicitar a informação desejada. Preencha o formulário de pedido de acesso à informação. Os atendentes do SIC informarão o número de protocolo do seu pedido, além de tirar quaisquer dúvidas referente a realização do mesmo. Todos os órgãos utilizam este SIC presencial.

Localização SIC:
  Protocolo Geral da Prefeitura de Iúna - Rua Desembargador Epaminondas do Amaral, n° 58, Centro, Iúna/ES, 29.390-000

Horário de Funcionamento:
  Segunda a sexta-feira das 08hs às 11hs e 13hs às 18hs

Autoridade responsável pelo monitoramento da Lei 12.527/2011:
  Antônio Gonçalves Junior

Nome dos servidores responsáveis pelo SIC:
  Antônio Gonçalves Junior;
  Graciely Silva de Souza;
  Romário Antonio Huguinim.

Informações e Orientações por telefone:
  (28) 3545-4750

Fale conosco:
  controladoria@iuna.es.gov.br

 

Todos os órgãos utilizam este SIC presencial.

Veja o endereço, horário de atendimento, telefone e outras informações de cada órgão e entidade.

A busca de pedidos e respostas permite que qualquer pessoa consulte os pedidos de informação, feitos com base na Lei de Acesso à Informação, direcionados aos órgãos e as respectivas respostas fornecidas.

Lista de perguntas mais frequentes sobre e-SIC e a Lei de Acesso a Informação.

Divulgação dos relatórios estatísticos contendo as informações genéricas sobre os pedidos de acesso a informação.

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Banner e-SIC

ATENÇÃO!

Todos os pedidos de informação necessitam obrigatoriamente de um cadastro no sistema.

A Ouvidoria garante que os seus dados servirão para avaliar melhor as políticas públicas e propor melhorias voltadas para você ou para sua comunidade.

Quando você cria uma conta e realiza um pedido de informação, o sistema enviará todas as interações para seu e-mail, além de permitir que você realize recursos às respostas publicadas e visualize todos os seus pedidos abertos.

Os seus dados pessoais, incluindo seu nome, serão acessados somente pela equipe da ouvidoria e não serão encaminhados ou exibidos para terceiros.

CORONAVÍRUS

Caso seu pedido seja sobre o coronavírus, ele será direcionado automaticamente para a área especifica de Covid-19.

Tipos de identificações disponíveis para realizar um pedido de informação.

Manifestação identificada

Por padrão, todos os pedidos de informação disponibilizam acesso aos seus dados pessoais para os órgãos destinatários.

Manifestação sigilosa

Para impedir o acesso aos seus dados pessoais, no momento da publicação de seu pedido de informação, você poderá informar que deseja ter sua identidade protegida. Essa opção vai impedir que todos os usuários do sistema, incluindo os membros do e-SIC, de visualizarem seus dados pessoais, incluindo o seu nome.

Nesses casos, a identificação do solicitante será feita por um número identificador. O formato permite que o sistema e-SIC reconheça, por exemplo, duplicidade de pedidos por um mesmo usuário, ainda que não possa acessar dados do requerente.

Isso possibilitará que seja cumprido o disposto na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e no Código de Defesa do Usuário do Serviço Público (Lei nº 13.460/2017).

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Infográficos

Para tornar mais didático o sistema de e-SIC, desenvolvemos alguns infográficos com base nos mesmos que se encontram no site do Governo Federal em (acessoainformacao.gov.br). O projeto do Governo Federal facilita o entendimento do processo de pedido de informação.

Os infográficos são muito explicativos sobre como apresentar pedidos de informações e recursos. Além de detalhes sobre o exercício do direito de acesso à informação. Traz informações úteis para o cidadão que deseja saber mais sobre a Lei de Acesso à Informação. Neles são possíveis encontrar explicações sobre os aspectos gerais da LAI, sua abrangência, recursos, responsabilização dos agentes públicos e aplicação da lei nos Estados e Municípios.

As imagens em passo a passo facilitam a compreensão e ajuda na hora de tirar dúvidas.

Entenda a LAI

Infográfico entenda a LAI

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Infográfico peça uma informação

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Atendido

PEDIDO ARQUIVADO

Categoria:  Não categorizado

Origem do pedido:  Internet

e-SICe-SIC

#2022.0715.1531.6712

PROTOCOLO

Boa tarde!

1. Solicito o envio de cópia da apresentação utilizada na audiencia publica em que se apresentou a estrategia de acoes para dragagem e derrocagem do rio pardo (em powerpoint ou em pdf);

2. Solicito o envio de estudo / projeto atrelado à apredentação citada acima, de autoria da Avantec.

3. Solicito resposta para a seguinte pergunta: será feita licitação para a contratação da elaboração de projeto de derrocagem para a referida obra mencionada na apresentação? Se sim, qual a estimativa de tempo para que isso acontença?

4. Em que estágio se encontra o plano de dragagem e derrocagem citado na apresentação?

Muito obrigado

publicado em 15/07/2022 às 15:31
Tempo total de resposta37 dias, 17 horas e 52 minutos

DESTINO

1
Prefeitura de Iúna

Prefeitura de Iúna

  • Telefone: (28) 3545-4750
  • Celular: (28) 9 9965-4038
  • e-mail: contato@iuna.es.gov.br

Para mais informações, acesse a página do órgão clicando no botão a baixo.

Resposta

2

Informação

A Lei de Acesso a Informação estabelece que, caso não seja possível conceder acesso imediato à informação requerida, o órgão ou entidade deverá responder ao interessado no prazo de até 20 dias.

Quando o prazo final para responder a solicitação coincidir com final de semana ou feriado, este será postergado para o próximo dia útil. Por isso, o prazo para envio da resposta pode não ser exatamente o de 20 ou, caso haja prorrogação, 30 dias corridos. O mesmo ocorre com todos os prazos futuros.

A resposta foi prorrogada.

PRORROGAÇÃO DA RESPOSTA

3

Informação

A LAI estabelece que a resposta poderá ser prorrogada por 10 dias, se houver justificativa.

A data prevista para responder o pedido é: 04/08/2022 às 15:31

O pedido foi prorrogado em 10 dias, a nova data prevista para responder é: 15/08/2022 às 15:31.

A justificativa encontra-se no histórico do pedido no final desta página.

Resposta do pedido fora dos prazos

4

Informação

Conforme a LAI, caso a resposta não seja publicada dentro do prazo inicial, a mesma poderá ser prorrogada.

GRACIELY SILVA DE SOUZA

Resposta, tempo total: 31 dias e 10 minutos

ClassificaçãoDeferido: Resposta solicitada inserida no e-SIC

Prezado Senhor,

 

Em atendimento a sua solicitação, informamos que seguem em anexo, os documentos requeridos nos itens 1 e 2.

Quanto ao item 3, o Município já possui uma Ata em vigência, CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 032/2021, REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, INCLUSIVE SUPERVISÃO E APOIO TÉCNICO À FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DEENGENHARIA E ARQUITETURA. 
Por ela foi contratado o estudo e a elaboração do projeto de derrocagem, para referida obra. 

Em relação ao item 4, o Estudo já foi concluído e o projeto elaborado, estamos na fase de análise e aprovação das etapas a serem executadas. 

 

Agradecemos desde já pela atenção e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

 

CONTROLADORIA GERAL DE IÚNA/ES - 28 3545 4757

EMAIL: controladoria@iuna.es.gov.br


Responsável pela resposta:
CONTROLADORIA GERAL DE IÚNA/ES

Autor da Resposta:
GRACIELY SILVA DE SOUZA

arquivo

pdfArquivo de dados portátil (8,96 MB)

arquivo

pdfArquivo de dados portátil (8,96 MB)

arquivo

pdfArquivo de dados portátil (3,3 MB)

Incluído em 15/08/2022 às 13:19
Publicado em 15/08/2022 às 15:41

5

Reclamação

Informação

Caso o órgão não responda ao pedido de informação dentro de 20 dias, prorrogáveis por mais 10 dias, o solicitante tem a possibilidade de registrar uma reclamação dirigida à autoridade de monitoramento da implementação da LAI no âmbito do órgão ou da entidade. O prazo para reclamar é de 10 dias.

O pedido foi respondido, não cabe reclamação.

Resposta de reclamação

6

Informação

A Autoridade de Monitoramento da implementação da LAI tem a função de responder reclamações de omissão do órgão em proferir uma resposta ao pedido. O prazo para resposta é de 5 dias a partir da publicação da reclamação.

Não existe reclamações.

7

Recurso em 1ª instância

Informação

A LAI permite que os requerentes, diante de negativas de acesso a informações, solicitem revisão da decisão por meio da apresentação de recursos ao chefe hierárquico superior do responsável pela resposta inicialmente fornecida ao solicitante. O prazo para recorrer é de 10 dias a partir da publicação da resposta do pedido ou da reclamação.

Recurso em 1ª instância, tempo total: 1 hora e 28 minutos

ClassificaçãoRecurso: Informação não foi fornecida, revisão da decisão pelo chefe hierárquico superior

Boa tarde. Muito obrigado pela resposta. Apenas gostaria de dizer que a apresentação foi enviada duas vezes e dado que foi afirmado (quanto ao item 4), pelo órgão, que o "Estudo já foi concluído e o projeto elaborado" - faltou enviar o projeto básico e o projeto executivo, conforme solicitado. Se esses dois itens não estiverem finalizados, enviá-los para o solicitante assim que prontos.

15/08/2022 às 17:10

Resposta de recurso em 1ª instância

8

Informação

A resposta será proferida pelo chefe hierárquico superior do responsável pela resposta inicialmente fornecida ao solicitante. O prazo para responder o recurso é de 5 dias a partir da publicação do mesmo.

Antonio Gonçalves Junior

Resposta de recurso em 1ª instância, tempo total: 6 dias, 17 horas e 42 minutos

ClassificaçãoDeferido: Resposta solicitada inserida no e-SIC

Bom dia!

 Devido ao tamanho dos arquivos, não houve possibilidade de envia-los via sistema de e-sic.

Solicito que seja enviado email para controladoria@iuna.es.gov.br para que possamos compartilhar os mesmo por meio de nuvem (Google drive). 

...

Agradecemos desde já pela atenção.

Atenciosamente,


Responsável pela resposta em 1ª instância:
Controlador-Geral do Município

Autor da Resposta:
Antonio Gonçalves Junior

Incluído em 22/08/2022 às 10:24
Publicado em 22/08/2022 às 10:52

9

Recurso em 2ª instância

Informação

Caso a negativa de acesso continue ou o solicitante entenda que a informação não foi fornecida, uma nova revisão da decisão pode ser solicitada por meio da apresentação de recursos em 2ª instância à autoridade máxima do órgão ou entidade. O prazo para recorrer em 2ª instância é de 10 dias a partir da publicação da resposta do recurso em 1ª instância.

Não há resposta de recurso em 1ª instância.

Resposta de recurso em 2ª instância

10

Informação

A resposta será proferida pela autoridade máxima do órgão ou entidade. O prazo para responder o recurso em 2ª instância é de 5 dias a partir da publicação do mesmo.

Não há recurso em 2ª instância.

Arquivamento

11

Arquivamento

Após o pedido passar por todos os passos anteriores, este será arquivado e disponibilizado para acesso público. O arquivamento acontece de forma automática após a conclusão de todos os prazos anteriores.

O pedido foi arquivo sexta-feira, 02 de Setembro de 2022 às 01:00:08.

Tempo total decorrido: 48 dias, 9 horas e 28 minutos.

Tempo total de resposta: 37 dias, 17 horas e 52 minutos.

 

Impressão

12

Impressão

Ao clicar em imprimir, um arquivo no formato PDF será exibido com o pedido de informação.

 

HISTÓRICO DO PEDIDO

DATADESCRIÇÃODETALHEAUTORIDADE
02/09/2022O pedido no e-SIC foi arquivado automaticamenteArquivamento automático por cumprimento do ciclo de vida do pedido de acesso a informaçãoSistema Automatizado
22/08/2022Resposta de recurso em 1ª instância publicada no e-SICBom dia!Antonio Gonçalves Junior
15/08/2022Recurso em 1ª instância inserido no e-SICBoa tarde. Muito obrigado pela resposta. Apenas gostaria de dizer que a apresentação foi enviada duas vezes e dado que foi afirmado (quanto ao item 4), pelo órgão, que o...Cidadão
15/08/2022Resposta publicada no e-SICQuanto ao item 3, o Município já possui uma Ata em vigência, CONCORRÊNCIA PÚBLICA Nº 032/2021, REGISTRO DE PREÇOS PARA EVENTUAL CONTRATAÇÃO...GRACIELY SILVA DE SOUZA
05/08/2022O prazo de atendimento do pedido foi prorrogado automaticamenteProrrogação automática única por inatividade. Prorrogado para 15/08/2022 às 23:59Sistema Automatizado
15/07/2022Pedido de informação registrado1. Solicito o envio de cópia da apresentação utilizada na audiencia publica em que se apresentou a estrategia de acoes para dragagem e derrocagem do rio pardo (em powerpoint ou...Cidadão
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AUTORIDADES DO PEDIDO

Autoridade superior

Responsável por responder os recursos em 1ª instância.

Antonio Gonçalves Junior

Antonio Gonçalves Juniorantoniojunior@iuna.es.gov.br

Autoridade máxima

Responsável por responder os recursos em 2ª instância.

Antonio Gonçalves Junior

Antonio Gonçalves Juniorantoniojunior@iuna.es.gov.br

Autoridade de monitoramento

Ocupa o papel central no monitoramento, implementação e orientação com relação ao cumprimento dos dispositivos da Lei de Acesso à Informação. Responsável por responder as reclamações.

Antonio Gonçalves Junior

Antonio Gonçalves Juniorantoniojunior@iuna.es.gov.br

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Ajuda em vídeo

Conheça o sistema e-SIC e todas as páginas disponíveis com suas respectivas informações.

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